Arranque do novo projeto europeu sobre ecossistemas empresariais
O projeto europeu MANUfacturing ecoSystem of QUAlified Resources Exchange (Manu-Square H2020-NMBP-2017), gerido pelo Centro de Engenharia e Sistemas Empresarias (CESE) do INESC TEC, teve a reunião de kick-off nos dias 30 e 31 de janeiro em Manno, Suíça, nas instalações da entidade coordenadora, a SUPSI.
O projeto MANU-SQUARE visa criar um ecossistema europeu suportado por uma plataforma que atua como um mercado virtual que mobiliza a capacidade de produção disponível (extra), bem como outros ativos físicos e virtuais, para responder a necessidades de produção, de forma a conseguir uma adaptação ótima da procura à oferta. Esta abordagem promove, por um lado, a criação rápida e eficiente de redes de valor locais e distribuídas para provedores inovadores de produtos-serviços e, por outro, o aproveitamento total de capacidade de produção não utilizada e cujo potencial seria desperdiçado de outra forma.
Com a participação de António Lucas Soares e Henrique Diogo Silva, como coordenador e colaborador do projeto, respetivamente, o INESC TEC será responsável pelo work package “WP 6 – Demonstration pilots in the machine tools and silk sectors”. Além disso, terá a participação na coordenação do desenvolvimento de um mecanismo de reputação para a promoção da confiança e para a avaliação da fidelidade e da confiabilidade dos nós do ecossistema. O INESC TEC contribuirá também para o desenvolvimento de um meta-modelo semântico do ecossistema e para as ontologias específicas do domínio no setor industrial das máquinas-ferramentas, e para os requisitos da interação dos dispositivos IoT com os serviços de blockchain no contexto da aplicação da produção de máquinas-ferramentas.
Além do INESC TEC, este projeto conta com a parceria das seguintes entidades: Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana, Holonix Srl, Stiftelsen Sintef, Innova Srl, IBM Israel – Science and Technology Ltd, Produtech - Associação para as Tecnologias de Produção Sustentável, JPM - Automação e Equipamentos Industriais SA, Azienda Speciale Innovhub – Stazioni Sperimentali per l’Industria, iCotton SAI, Trudel SA, Centre Suisse d'Electronique et de Microtechnique SA.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.