Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Nuno Fernandes, DiRETOR Comercial e Administrativo DA Silos de Leixões, Unipessoal, Lda.
-
"Foi notável a capacidade de teorizar e modelar o problema e desenvolver uma ferramenta fácil de utilizar."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
A relação da Silos de Leixões com o INESC TEC iniciou-se no Fórum Oceano, através do nosso CEO. Nos contactos estabelecidos lançamos ao INESC TEC o desafio de reestruturar o conceito da nossa tabela de preços através do desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão relacionado com a negociação de preçários.
Áreas de Negócio
Logística Primária de Produtos Agro-alimentares e conexos
Ano em que colaborou com o INESC TEC
Desde 2017
Título do projeto
Sistema de Optimização para apoio à negociação de tabelas de preços anuais
Centro do INESC TEC com que colaborou
CEGI - Centro de Engenharia e Gestão Industrial e CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais
Responsáveis pelo projeto (INESC TEC)
Maria Antónia Carravilla e José Fernando Oliveira (CEGI)
Testemunho relativo ao projeto
Além do projeto descrito foi ainda desenvolvido, em parceria com o CESE, um projeto para a identificação de oportunidades de melhoria nas operações industriais da nossa empresa. A Silos de Leixões atua num mercado tradicional e num contexto de Concessão de Serviço Público com uma tabela de preços máximos. Os produtos movimentados e armazenados nas nossas instalações são propriedade de traders nacionais e internacionais e destinam-se às indústrias da alimentação humana (panificação e massas alimentares) e animal (matérias primas para rações). Se, por um lado existe por parte dos clientes uma elevada sensibilidade ao preço, devido ao facto de serem produtos de primeira necessidade, por outro, alguns dos clientes pediram a construção de tabelas de preço organizadas com outra concepção. O convite feito ao INESC TEC pretendia o desenvolvimento de uma ferramenta que permitisse ir de encontro às necessidades dos seus clientes garantindo a receita, uma diferente conceção e o cumprimento das tarifas máximas previstas no Contrato de Concessão. Foi notável a capacidade de teorizar e modelar o problema e desenvolver uma ferramenta fácil de utilizar. Atualmente, continuamos a nossa relação com a mesma equipa do INESC TEC num novo projeto. |