Investigador do INESC TEC foi premiado com a melhor tese de doutoramento do mundo em empreendedorismo
SÉRGIO COSTA RECEBEU O PRÉMIO EM VANCOUVER, NO CANADÁ
O prémio de melhor tese de doutoramento do mundo na área de empreendedorismo foi atribuído, pela primeira vez, a um português. Sérgio Costa, investigador do INESC TEC, professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador visitante na Universidade de Gent (Bélgica), recebeu o galardão no passado dia 10 de agosto, em Vancouver (Canadá), no Encontro Anual da Academy of Management.
O Heizer Award 2015 é considerado o prémio mundial mais importante na área
O Heizer Best Dissertation Award da Entrepreneurship Division da Academy of Management é considerado o prémio mundial mais importante na área de investigação em empreendedorismo. Foram nomeados três finalistas, mas foi o investigador português quem venceu com a tese de doutoramento intitulada Business Model Change in Early-Stage University Spin-offs, desenvolvida na Universidade de Strathclyde (Reino Unido).
Concluído em novembro de 2014, este trabalho foi orientado por Jonathan Levie (Universidade de Strathclyde, Reino Unido) e Marina Biniari (Universidade de Aalto, Finlândia).
Sobre a tese
Na tese de doutoramento, Sérgio Costa aborda a evolução dos modelos de negócio em spin-offs universitárias, utilizando uma metodologia indutiva e longitudinal, com recolha de dados em tempo real nas fases iniciais de desenvolvimento deste tipo de empresas, algo inédito na área da gestão.
Neste estudo exploratório, o investigador acompanhou oito spin-offs da Universidade de Strathclyde, realizando cerca de 98 entrevistas ao longo de 12 meses, para perceber os mecanismos de alteração do modelo de negócio e o modo como estes afetam a performance da empresa.
A escolha desta amostra foi justificada pelo facto de se considerar que as spin-offs são organizações que operam num contexto de muita mudança, não só por estarem numa fase inicial dos seus percursos, mas também por serem criadas e geridas por investigadores universitários, que têm elevados níveis de conhecimento científico, mas a quem normalmente faltam conhecimentos de gestão.
“O meu objetivo era abrir o debate e gerar algumas proposições sobre como mudam os modelos de negócio. A minha tese sugere que empresas cujas equipas fundadoras detenham um elevado conhecimento de gestão e de mercado, e possuam elevada experiência em empreendedorismo apresentam, em geral, menos alterações ao modelo de negócio e uma performance superior”, refere Sérgio Costa.
De acordo com o investigador é necessário que estas empresas comecem logo com objetivos bem definidos, fazendo uma série de interações que permitam acertos, umas vez que quem começa mal, geralmente desperdiça recursos e tempo, o que rapidamente conduz a algum descrédito junto dos investidores.
O estudo introduziu, pela primeira vez nesta área, relações entre a frequência com que o modelo de negócio é alterado e certas variáveis, tais como o grau de envolvimento dos empreendedores, o conhecimento de mercado, de gestão e de arranque de novas empresas.
Sérgio Costa sugere também que empresas com elevada performance tendem a interagir mais cedo, mesmo antes da sua constituição, e mais intensivamente com vários stakeholders para iterar os seus modelos de negócio pretendidos. Adicionalmente, estas empresas tendem a estabelecer mais parcerias e com um espectro mais alargado de atores (privados e públicos), no sentido de acederem a mais recursos.
As proposições desenvolvidas neste estudo podem também ter implicações para outras empresas que não spin-offs, desde que estejam inseridas em contextos de elevada incerteza tecnológica e de mercado.
No entanto, e por se tratar de uma análise exploratória, o investigador considera prematuro falar num modelo final para explicar como funcionam estas empresas na sua fase de lançamento.
O que é o prémio Heizer?
É considerado um dos mais importantes do mundo na área. O prémio é atribuído pela divisão de empreendedorismo da Academy of Management, uma associação profissional internacional que reúne académicos que trabalham nas áreas de gestão e organizações. A instituição, sediada em Nova Iorque, foi fundada em 1936. Atualmente agrega cerca de 125 mil membros efetivos em 115 países do mundo.
O Heizer Best Dissertation Award premeia a melhor tese original de estudos sobre empreendedorismo que tenha sido publicada durante o último ano.
Em junho, Sérgio Costa tinha sido anunciado como um dos três finalistas escolhidos pela Academy of Management, que se baseou no resumo dos trabalhos desenvolvidos. Para a fase final, o júri avaliou o trabalho completo de cada investigador, tendo ganho o investigador do INESC TEC.
Sérgio Costa recebeu o prémio durante a 75ª conferência anual da Academy of Management, que em 2015 se realizou em Vancouver, no Canadá.
Sérgio Costa pretende dar continuidade ao estudo, num projeto a desenvolver no INESC TEC
No que diz respeito ao futuro, Sérgio Costa pretende dar continuidade ao estudo. “Queremos agora testar algumas das proposições induzidas, utilizando amostras maiores de spin-offs de diferentes universidades e geografias. Para o efeito, o INESC TEC está a desenvolver uma base de dados com a população de todas as spin-offs universitárias portuguesas. Esta iniciativa está a ser articulada com as bases de dados existentes em Itália, Noruega e Reino Unido”, explica o investigador.
Desde o início do mês de setembro que Sérgio Costa assumiu a tempo inteiro a posição de Professor Assistente na divisão de Estratégia e Organização da Escola de Gestão da Universidade de Bath.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: INESC TEC.