INESC TEC participa na divulgação da Rede de Investigação e Inovação da Europa
As Jornadas PERIN 2019 “+ Ciência, + Europa” arrancaram no dia 20 de março, com o objetivo de dar a conhecer a rede “PERIN - Portugal in Europe Research and Innovation Network” ao ecossistema nacional de inovação. Esta rede tem como missão reforçar a participação de Portugal no próximo programa-quadro europeu de Investigação e Inovação, o “Horizonte Europa”, bem como facilitar a concretização da “Estratégia de Inovação para Portugal 2018-2030”.
Com um programa que se estende até 12 de abril, as Jornadas incluem workshops subordinados a diversas áreas prioritárias na promoção das atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) em Portugal, nomeadamente saúde, inteligência artificial, tecnologias de produção e agroalimentar, sempre que possível com a participação de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Como parte integrante da Rede, o INESC TEC organizou uma sessão no dia 25 de março, intitulada “MANUFUTURE Vision 2030”, que contou com a presença de José Carlos Caldeira e Luís Carneiro, membros do Conselho de Administração do INESC TEC, juntamente com Joaquim Menezes, Presidente da EFFRA, IBEROMOLDES, e ainda com Eduardo Maldonado, Presidente da ANI.
Ainda no âmbito destas jornadas, a 22 de março, José Carlos Caldeira esteve presente no workshop realizado no INIAV, em Oeiras, intitulado “Como duplicar a presença portuguesa nos programas europeus?...do papel do GPPQ à dinamização do PERIN-Portugal in Europe Research and Innovation Network”.
A rede PERIN surge no contexto de prioridade nacional que a promoção das atividades I&D têm assumido no quadro das políticas públicas. A Rede pretende acompanhar a preparação, a promoção e a execução dos programas-quadro de investigação e inovação da União Europeia; preparar e executar os programas da União Europeia na área do ensino superior e formação pós-secundária; e coordenar a preparação da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021, na área da ciência, tecnologia e ensino superior.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.