Offside
Lado B

Na mira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Elergone, pela voz de Carlos Sampaio.

Fora de Série

"... é com enorme orgulho que lemos estas palavras e vemos o nosso trabalho reconhecido. Para além disso, é uma motivação extra." Inês, José Pedro, Luís e Tiago (CTM)

Pensar Sério

"Esta iniciativa não pode ficar circunscrita à ação governamental e só terá efeitos significativos se for capaz de mobilizar empresas e agentes privados e públicos.", Pedro Guedes de Oliveira

Galeria do Insólito

Depois de batizarem robôs com nomes como Eva e Mara (viva à igualdade de género!), chegou a vez de aparecer um robô fêmea que explora minas submersas de forma autónoma com o nome de… Nata.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de fevereiro entraram 9 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Trabalho sobre análise de antibióticos na água premiado no IJUP 2019

A comunicação intitulada “Determination of antibiotics in water using digital image colorimetry” foi selecionada como uma das melhores comunicações orais do Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto - IJUP 2019, que decorreu nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro.

Enquadrado no projeto S-MODE, este trabalho teve como autores os investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC Ana Rosa M. Silva, Pedro Henrique Carvalho, Sílvia Bessa e Hélder P. Oliveira, juntamente com Antonina Konarzewska, Patrícia S. Peixoto e Marcela A. Segundo, do REQUIMTE/FFUP, e Ana Machado e Adriano Bordalo Sá, do ICBAS/CIIMAR.

Os antibióticos são amplamente utilizados em todo o mundo. No entanto, não são totalmente metabolizados e são frequentemente descartados de forma incorreta, levando à sua acumulação no meio ambiente. Isso contribui para o desenvolvimento da resistência aos antibióticos, representando um grave problema de saúde pública. O principal objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia analítica baseada em smartphones, de baixo custo (menos de um euro por análise), para triagem in situ da contaminação por antibióticos em água ambiental.

Com final previsto para 2021, e um orçamento na ordem dos 240 mil euros, o projeto S-MODE colocará ao dispor duas aplicações para smartphones para a implementação de procedimentos analíticos validados, visando o despiste de duas classes de antibióticos: sulfonamidas e fluroquinolonas. Além do INESC TEC, estão entre os parceiros a Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE), o Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC. 

 

Créditos foto: Notícias U.Porto