Investigador INESC TEC nomeado Professor Emérito da U.Porto
Pavel Brazdil, colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, tornou-se num dos novos Professores Eméritos da Universidade do Porto (U.Porto), numa cerimónia que decorreu no dia 22 de março, no âmbito da Sessão Solene Comemorativa do 108º aniversário da instituição.
A nomeação de Professor Emérito consiste na atribuição de um título que se destina a professores jubilados ou reformados, que se destacaram de alguma forma pelos serviços prestados à U.Porto. O título permite também que estas individualidades continuem a colaborar com a Universidade, pelo menos, por mais cinco anos.
Pavel Bernard Brazdil é natural da República Checa. Formado em Engenharia Eletrotécnica, completou o doutoramento em Inteligência Artificial pela Universidade de Edimburgo (Escócia) e a partir de 1982 mudou-se para Portugal para dar aulas na U.Porto, onde esteve também esteve envolvido na criação do LIAAD. Foi ainda presidente da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial entre 2000 e 2003. É um dos quatro membros dessa associação que contam com o título Fellow de EurAI (European Association for Artificial Intelligence).
O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.
Créditos foto: U.Porto