Offside
Lado B

Na mira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Elergone, pela voz de Carlos Sampaio.

Fora de Série

"... é com enorme orgulho que lemos estas palavras e vemos o nosso trabalho reconhecido. Para além disso, é uma motivação extra." Inês, José Pedro, Luís e Tiago (CTM)

Pensar Sério

"Esta iniciativa não pode ficar circunscrita à ação governamental e só terá efeitos significativos se for capaz de mobilizar empresas e agentes privados e públicos.", Pedro Guedes de Oliveira

Galeria do Insólito

Depois de batizarem robôs com nomes como Eva e Mara (viva à igualdade de género!), chegou a vez de aparecer um robô fêmea que explora minas submersas de forma autónoma com o nome de… Nata.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de fevereiro entraram 9 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

CoLAB VORTEX foi lançado oficialmente e tem INESC TEC como parceiro

Foi no âmbito das Jornadas PERIN 2019 “+ Ciência, + Europa” que decorreu a sessão de apresentação do Laboratório Colaborativo (CoLAB) VORTEX em sistemas Ciber-Físicos e CiberSegurança, no qual o INESC TEC é um dos parceiros, com participação assegurada pelo Laboratório de Software Confiável (HASLab). Promovida pela ALTRAN, esta sessão decorreu no dia 22 de março e contou com uma mesa redonda na qual participou João Claro, presidente da Comissão Executiva do INESC TEC, juntamente com outros parceiros do projeto.

O CoLAB VORTEX é um centro de aceleração e transferência de tecnologia de sistemas ciber-físicos e de cibersegurança, que pretende afirmar-se como uma referência europeia no mercado dos serviços para conceção de novos dispositivos. De acordo com o líder do laboratório, a ALTRAN, esta iniciativa “pretende criar um ecossistema colaborativo entre centros de investigação, startups e líderes industriais, que explorem as tendências tecnológicas emergentes e as apliquem no desenvolvimento de novos produtos que respondam aos novos desafios dos mercados”.

O esforço do VORTEX passa por investir em programas anuais de aceleração, focados em elevar o nível de maturidade tecnológica de novos resultados de investigação que saem dos parceiros científicos, e que demonstrem a sua aplicabilidade em novos produtos industriais. Um dos principais resultados passa por criar emprego qualificado, transferência de conhecimento e cocriação de novos produtos para diversos setores societais.

Vortex logo

Além da ALTRAN e do INESC TEC, este projeto tem como parceiros o CISTER – ISEP, a NOVA LINCS – FCT/UNL e a Beta-I. A iniciativa arranca em 2019 com 10 colaboradores, distribuídos pelos diferentes parceiros, mas até 2022 prevê-se a contratação de mais elementos qualificados.

As Jornadas PERIN 2019 “+ Ciência, + Europa” arrancaram no dia 20 de março e decorrem até 12 de abril, com o objetivo de dar a conhecer a rede “PERIN - Portugal in Europe Research and Innovation Network” ao ecossistema nacional de inovação. Esta rede tem como missão reforçar a participação de Portugal no próximo programa-quadro europeu de Investigação e Inovação, o “Horizonte Europa”, bem como facilitar a concretização da “Estratégia de Inovação para Portugal 2018-2030”.

O que são os CoLAB

Com o objetivo de estimular a criação de emprego qualificado gerador de valor económico e social em Portugal, o Governo promove “laboratórios” para investigação e inovação que juntem empresas, universidades e centros científicos, com o nome de Laboratórios Colaborativos (CoLAB).

Os CoLAB pretendem responder ao desafio da densificação do território nacional em termos de atividades baseadas em conhecimento, através de uma crescente consolidação de formas de colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior, e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais.

Os CoLAB contam assim com a colaboração conjunta de universidades, instituições de I&D, administração pública e indústria. Essas instituições devem criar, direta e indiretamente, emprego qualificado e emprego científico em Portugal, através da implementação de agendas de investigação e de inovação.

A FCT, no âmbito do Programa Nacional de Reformas, do Programa Interface e da Agenda “Compromisso com a Ciência e Conhecimento”, é corresponsável, com a ANI – Agência Nacional de Inovação, pelo processo de constituição e operacionalização da criação de Laboratórios Colaborativos.

Das candidaturas a Laboratório Colaborativo já aprovadas, o INESC TEC é líder no CoLAB ForestWISE (ForestWISE – Associação para o Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo”) e parceiro em mais três, nomeadamente o CoLAB B2E (B2E Associação para a Bioeconomia Azul), o CoLAB “Vines&Wines” (através da participação na ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense) e o CoLAB VORTEX (VORTEX - Associação para o Laboratório Colaborativo em Sistemas Ciber-Físicos e Ciber-Segurança). 

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.

 

Créditos foto: ALTRAN