Chefe do Estado–Maior da Armada visita o INESC TEC
O INESC TEC recebeu, no dia 1 de março, a visita do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Mendes Calado, e de uma delegação numerosa, com o objetivo de colocar esta instituição em contacto com alguns dos mais recentes projetos desenvolvidos na área do mar.
Após uma breve apresentação institucional do INESC TEC pelo Presidente José Manuel Mendonça, o foco foi colocado no tema “TEC4Sea e iniciativas do INESC TEC ligadas aos oceanos”, onde foi possível recordar os sucessos da colaboração com a Marinha e mostrar os trabalhos desenvolvidos para explorar o mar profundo. Apresentada por Vladimiro Miranda, Diretor Associado do INESC TEC, e responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais, esta descrição permitiu inventariar as soluções tecnológicas do INESC TEC para responder aos desafios atuais do oceano e da extensão da plataforma continental.
A Comitiva teve ainda oportunidade de visitar o Laboratório de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC, localizado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, onde puderam observar alguns dos equipamentos apresentados anteriormente: as três plataformas TURTLE de águas profundas, o submarino de águas profundas DART (4000 m) e o de águas costeiras MARES, o catamaran robótico ROAZ e os equipamentos de apoio à mineração submarina UNEXMIN e EVA, sendo este último o que operou recentemente em Borba sob solicitação da Marinha.
O Almirante CEMA também se deteve com interesse junto do drone desenvolvido para o projeto Spilless de combate a derrames de petróleo, preparado para espalhar 30 kg de carga embebida em bactérias para degradação dos hidrocarbonetos derramados.
Na sequência da visita, a Marinha e o INESC TEC deverão estreitar ainda mais os seus laços de cooperação, alargando um âmbito que até agora esteve focado no CINAV (Centro de Investigação Naval) e no IH (Instituto Hidrográfico).
A delegação que acompanhou o Almirante Mendes Calado contou com o Diretor Comissão Cultural da Marinha, Contra-Almirante João Valente dos Santos; o Assessor para a Inovação, Capitão-de-mar-e-guerra (CMG) Costa e Sousa; o Diretor do Planetário Calouste Gulbenkian, CMG Silva Ramos; o Chefe de Divisão de Operações do Estado-Maior da Armada (EMA), CMG Rodrigues Pinto; da Divisão de Operações do EMA, Capitão-de-fragata Anjinho Mourinha; e do Primeiro-Tenente Tristão de Brito.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP.