Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projectos e actividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
João Torres, CEO da EDP Distribuição, S.A.
-
“No contexto da mudança de paradigma no Sector de Energia, a participação do INESC Porto no Projecto InovGrid tem sido fundamental.”
-
“O INESC Porto tem acompanhado o projecto europeu de investigação nesta área e actualmente é a instituição científica no país que mais se tem dedicado ao desenvolvimento das redes inteligentes. Desde o início, tem integrado o consórcio formado no âmbito do InovGrid, que além do INESC Porto integra também a EFACEC, B. Janz, EDINFOR e EDP Inovação.”
Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto:
Para além do projecto Inovgrid a parceria com o INESC Porto tem-se verificado em várias áreas:
-
Estudos na área de Perdas de Energia
-
Estudos na área de Planeamento de Redes
-
Estudos de Microgeração
-
Estudos de Comportamento de Redes Eléctricas
-
Estudos de Mercado de Electricidade.
Áreas de Negócio
Operadora de Distribuição de Electricidade
Ano em que colaborou com o INESC Porto
Desde o início da actividade do INESC Porto
Título do projecto
Projecto InovGrid
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
Unidade de Sistemas de Energia (USE)
Responsável pelo projecto (INESC Porto)
João Peças Lopes. Em termos operacionais, como é um projecto muito grande, existem diversas vertentes de trabalho, com correspondentes responsáveis: Carlos Moreira, José Fidalgo.
Testemunho relativo ao Projecto
O projecto InovGrid é uma iniciativa da EDP Distribuição, alinhada com os novos desafios dos sistemas de energia eléctrica do futuro, que tem como objectivo a procura de soluções tecnológicas inovadoras.
O Projecto abrange basicamente três pilares:
Telegestão de Energia:
Abordagem centrada no cliente, promovendo a eficiência energética e prestação de novos serviços, aos utilizadores individuais da rede e agentes do mercado liberalizado, através da criação de novos instrumentos e funcionalidades de telegestão.
Micro geração:
Integração generalizada dos aspectos técnicos e comerciais da micro geração distribuída na Rede de Distribuição, mantendo a estabilidade, a segurança e a fiabilidade de fornecimento.
Smart Grids:
Aumento da Inteligência nos diversos patamares da rede, melhorando a eficiência e a segurança da operação, assim como a qualidade de serviço.
Prevê-se que a elevada ambição do projecto InovGrid aporte benefícios significativos para a Operadora de Rede e particularmente os stakeholders do Sector Eléctrico, onde podemos destacar:
-
Oportunidades de melhoria em áreas chave da EDP Distribuição, nomeadamente na gestão e optimização dos custos, do investimento e da operação da rede, assim como no controlo das perdas de energia e da qualidade de serviço.
-
O Consumidor/Produtor terá melhores condições para investir na micro geração distribuída, aceder a novos serviços e controlar a sua eficiência energética.
-
O Comercializador de energia poderá oferecer planos com preços inovadores, tarifação em real-time e obter capacidade acrescida, na oferta de serviços e na gestão da relação com os clientes.
-
O Regulador terá condições mais favoráveis para o funcionamento do mercado através do aumento da concorrência, maior eficiência do mercado, incremento da qualidade de serviço prestado e melhor informação sobre o funcionamento da Rede Eléctrica.
Em geral, a Economia Nacional beneficiará com ganhos de eficiência energética e com a criação de massa crítica potenciadora de projectos industriais e novos centros de competência, geradores de emprego e de exportação.
O InovGrid, em consonância com as orientações da União Europeia, encontra-se na vanguarda dos desenvolvimentos em curso no Sector Eléctrico na Europeu.
No contexto da mudança de paradigma no Sector de Energia, a participação do INESC Porto no projecto InovGrid tem sido fundamental. O INESC Porto tem acompanhado o projecto europeu de investigação nesta área e actualmente é a instituição científica no país que mais se tem dedicado ao desenvolvimento das redes inteligentes. Desde o início, tem integrado o consórcio formado no âmbito do InovGrid, que além do INESC Porto integra também a EFACEC, B. Janz, EDINFOR e EDP Inovação.
Este projecto tem mobilizado um vasto conjunto de quadros qualificados actuando em áreas multidisciplinares e não posso deixar de destacar a excelente participação e envolvimento dos colaboradores do INESC Porto com toda a equipa.