LIAAD e CRACS organizam conferências na FCUP
O Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) e o Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) organizaram a 12ª International Conference on Discovery Science (DS09), em simultâneo com a 20ª International Conference on Algorithmic Learning Theory, que decorreram na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), de 2 a 5 de Outubro de 2009.
A DS09 é a continuação do sucesso da série de conferências DS, que constituem um fórum aberto a debates e troca de ideias entre os investigadores que trabalham na área da descoberta científica e inovação. O âmbito da conferência incluiu o desenvolvimento e análise de métodos para a descoberta automática de conhecimento científico, aprendizagem automática, análise inteligente de dados, teoria da aprendizagem, bem como a sua aplicação na descoberta de conhecimento.
O programa científico foi bastante competitivo, tendo contado com mais de uma centena de participantes. O Comité Científico esteve constituído por 76 investigadores de renome internacional provenientes das mais diversas Universidades e Institutos de Investigação. Foram submetidos 92 trabalhos de autores provenientes de cerca de 23 países, cobrindo uma vasta gama de temas, desde a descoberta científica em geral e aprendizagem, a aplicações inovadoras.
Os eventos contaram ainda com a presença de cinco prestigiados oradores: Fernando Pereira (Google, EUA), que apresentou algumas das questões fundamentais na área de processamento de linguagem natural na aprendizagem em sites Web; Hector Gefner (Universidade Pompeu Fabra, Espanha), que discutiu métodos de aprendizagem para a resolução de problemas de planeamento; Jiawei Han (Universidade de Illinois, EUA) apresentou os desafios da aprendizagem a partir de ligações maciças em redes de informação heterogéneas; Sanjoy Dasgupta (Universidade da Califórnia, EUA) discutiu a relação custo-benefício na aprendizagem activa. Por fim, Yishay Mansour (Universidade de Tel Aviv, Israel) discutiu questões de generalização em vários domínios, um desafio muito importante para a aprendizagem automática em muitas aplicações.
O programa incluiu ainda dois tutoriais: um deles foi apresentado por Concha Bielza e Pedro Larrañaga (Universidade Politécnica de Madrid, Espanha), onde foi possível discutir um tópico que irá influenciar a ciência e tecnologia na próxima década – a Inteligência Computacional para a neurociência. No segundo tutorial, apresentado por Howard Hamilton e Fabrice Guillet, discutiu-se o problema das medidas que podem interessar à aprendizagem automática e sistemas concebidos para simular ou automatizar processos científicos.
Para mais Informação sobre a conferência visite: http://www.liaad.up.pt/~ds09/.