USE contribui para a integração da energia eólica no sistema eléctrico
A Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC Porto vai participar em mais um projecto colaborativo do sétimo programa quadro (FP7) do programa Energy 2009 denominado TWENTIES (“Transmission system operation with large penetration of Wind and other renewable Electricity sources in Networks by means of innovative Tools and Integrated Energy Solutions”).
O objectivo é desenvolver projectos de demonstração, tendo em vista ultrapassar várias barreiras a uma maior integração da energia eólica, nomeadamente “off-shore”, e à sua maior contribuição na operação do sistema eléctrico.
A equipa do INESC Porto terá uma participação activa no desenvolvimento do conceito de “Virtual Power Plant” (VPP), nomeadamente o controlo, exploração e integração dos grandes parques “off-shore” e a rede interligada terrestre. Terá igualmente participação na definição dos serviços de sistemas prestados pelas VPP ao nível do controlo de frequência e tensão.
O consórcio contempla diversos parceiros europeus, entre operadores de rede de transporte, empresas de produção, fabricantes e instituições de investigação, sendo o INESC Porto a única instituição portuguesa.
O projecto tem como responsável João Peças Lopes e conta ainda com a colaboração de Carlos Moreira da USE.