INESC Porto e NAUTILUS apresentam ferramenta que facilita gestão da sala de aula
O UNI_NET Classroom, software desenvolvido na Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC), no âmbito de um projecto em co-promoção entre a NAUTILUS e o INESC Porto com o objectivo de ajudar os professores na gestão da sua informação e na gestão da sala de aula, foi apresentado no passado dia 1 de Outubro, na Escola Básica do 1.º Ciclo Padre Manuel Castro, em S. Mamede de Infesta.
Ferramenta de utilização simples e intuitiva, o UNI_NET Classroom apresenta uma série de funcionalidades que permitem ao professor executar um conjunto de acções, tais como bloquear e desligar os computadores dos alunos, fazer demonstrações interactivas, auxiliar remotamente a execução de uma actividade ou mesmo comunicar com um ou mais alunos através do envio de mensagens. Deste modo, as aulas tornam-se mais interactivas, sendo este software mais uma ferramenta ao dispor do professor e que lhe permitirá tirar maior partido dos meios tecnológicos disponíveis.
O software UNI_NET Classroom diferencia-se da restante oferta disponível no mercado pela elevada integração da informação do professor com a realização das actividades curriculares. O facto de permitir registar, guardar e actualizar, em fichas pré-definidas, dados concretos referentes ao seu contexto de trabalho, como por exemplo a caracterização da escola na qual exerce actividade docente, as disciplinas que lecciona, as turmas, os alunos que compõem essas turmas e as sessões de aulas que realiza, entre outros, e toda essa informação estar sempre disponível deixa mais tempo ao professor para as actividades com os alunos.
Assim, com este software os professores podem criar um repositório vivo de informação que os apoiará na gestão da sala de aula e em outras actividades paralelas, como por exemplo, o planeamento das aulas ou a monitorização e registo da evolução dos alunos ao longo do ano escolar. Outra grande vantagem tem a ver com o facto de esta ferramenta permitir ao professor trabalhar em modo preparatório ou diferido, o que quer dizer que a informação pode ser trabalhada previamente pelo professor e utilizada nas aulas ou então registada durante uma sessão de aula e utilizada posteriormente num contexto de trabalho que não necessariamente o da sala de aula. Toda a informação pode ser utilizada pelo professor num qualquer computador onde a aplicação esteja instalada.
A equipa de desenvolvimento neste projecto é constituída por Hernâni Fernandes, Lília Araújo, Paulo Melo e Rui Barros da USIC e Jorge Pereira da UESP.