UOSE com liderança renovada
José Luís Santos dá lugar a Paulo Marques na função de Coordenador da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE), mas continuará ligado ao INESC Porto enquanto investigador.
A colaborar com o INESC Porto desde 1986, responsável pelo Grupo de Optoelectrónica entre 1994 e 1998 e, desde então, Coordenador da UOSE, foi o próprio José Luís Santos a solicitar a cessação das funções de Coordenador de Unidade. Convicto da importância da renovação de liderança para o desenvolvimento da UOSE, José Luís Santos pretende continuar a contribuir para o crescimento daquela unidade, agora como cientista sénior de mérito reconhecido. Paralelamente à actividade de investigador, José Luís Santos continuará o percurso de docente na FCUP (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), onde é Professor Associado.
O presidente do INESC Porto, José Manuel Mendonça, encara a renovação da liderança da UOSE como uma demonstração da “capacidade do INESC Porto para levar a cabo mudanças imprescindíveis para o reforço da vitalidade e a contínua evolução da instituição”. Aliás, esta renovação das lideranças e contínua evolução da instituição são alguns dos aspectos apontados como críticos nas recomendações do nosso Scientific Advisory Board, que o INESC Porto tem levado muito a sério com as recentes alterações ao nível da Direcção, das Coordenações da Unidade de Sistemas de Energia (USE), da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) e agora da Coordenação da UOSE.