INESC Porto LA leva robótica ao Portugal Tecnológico
O INESC Porto LA participou, mais uma vez, na iniciativa "Portugal Tecnológico 09", promovida no âmbito do Plano Tecnológico, que decorreu de 7 a 10 de Outubro, na FIL - Parque das Nações, em Lisboa.
A actividade do INESC Porto LA em destaque nesta iniciativa foi, pela primeira vez, a robótica. O Grupo de Robótica, uma recente actividade do INESC Porto, apresentou três robôs: o Mini-AVG (Automated Guided Vehicle Systems) - plataforma robótica para utilização industrial com 50 kg de carga útil para linhas de produção flexíveis e armazéns distribuídos; o Robot Soccer - robô móvel para participação em competições de futebol robótico (ROBOCUP) na liga de tamanho médio; e o CleverRob - robô móvel usado na área de marketing para a promoção de produtos, entretenimento e transporte de objectos de pequena dimensão.
Este ano o evento contou com uma novidade: os espaços expositivos foram divididos por Regiões, entre as quais a do Norte de Portugal, cuja organização é assegurada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
O espaço denominado "NORTE, Smart Region" permitiu apresentar e promover actividades, serviços e produtos tecnológicos em áreas relevantes, desenvolvidos ou em desenvolvimento na região Norte por parte de universidades e seus spin-offs, instituições de I&D, centros tecnológicos e empresas.
Além do INESC Porto LA e da CCDRN, o espaço "NORTE, Smart Region" contou com diversas entidades, tais como UPIN/ U.Porto, INEGI, PIEP, CTCP, CITEVE, ISR, CEEIA, UCP/CITAR, NDRIVE, BIODEVICES, entre outras.
Discurso directo
Hugo Alves esteve no evento como um dos representantes do INESC Porto LA e, em entrevista ao BIP, afirma que o balanço é "bastante positivo".
“Houve um grande feedback por parte de todo o público que esteve presente nos quatro dias da Mostra e as tecnologias presentes cativaram o público estando este sempre muito receptivo a tomar conhecimento do que cada Robô era capaz de fazer e qual era o intuito do seu desenvolvimento. O público que por lá passou teceu enormes elogios ao INESC PORTO LA congratulando-o pelas tecnologias desenvolvidas. Pode-se dizer que é pena ainda serem protótipos… Caso contrário, não faltariam interessados em ver estes produtos comercializados no mercado”. Hugo Alves