UTM com projectos aprovados na área das Redes Móveis Sem Fios
A área "Wireless and Mobile Networks" (WiMobNet) da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) viu sete dos seus projectos serem recentemente aprovados, o que resultará num financiamento de 970 mil euros para o INESC Porto.
O projecto Europeu ALICANTE - MediA Ecosystem Deployment Through Ubiquitous Content-Aware Network Environments prevê o desenvolvimento de um novo conceito para acesso a conteúdos multimédia independente da localização dos utilizadores, incluindo a transmissão directa de conteúdos entre utilizadores.
O projecto SITME - Serviços Integrados para Transportes Metropolitanos (QREN), a ser desenvolvido em parceria com a XAREVISION e a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), tem como objectivo dotar os autocarros da STCP com um novo sistema de comunicação e informação.
O projecto SWIOP - Sistema Web Inteligente de Apoio à Organização Pessoal (QREN), contratado pela PortugalMail, pretende desenvolver um sistema de acesso a mail ubíquo e seguro, com interface intuitiva para o utilizador.
Foi também aprovado o projecto AuditService 2.0 (QREN), contratado pela AuditMark para o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização e auditoria de tráfego HTTP.
Outro projecto, o FlexNet (QREN), contratado pela Xarevision, tem como objectivo dotar o sistema de comunicações “in-store” de Digital Signage da Xarevision com mecanismos que garantam elevada disponibilidade do sistema em ambientes de loja com contextos de propagação rádio muito variáveis.
O projecto SHHC - Safe Home Health Care (FCT), desenvolverá sistemas de comunicações inteligentes e resistentes a interferências.
Por fim, foi também contratado pelo Estado do Pará (Brasil) o projecto ENREDO - Extensão da Rede para suporte de comunicações móveis. O objectivo deste projecto consiste no desenvolvimento de uma plataforma de autenticação e contabilização de tráfego de elevada escalabilidade para ambientes de comunicações móveis.