Destaque
CISTER/INESC Porto LA ajuda a criar cidades inteligentes
O Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e Unidade Associada do INESC Porto Laboratório Associado está envolvido num projeto europeu que tem como objetivo criar cidades inteligentes. Dotada de sensores e software de comunicação desenvolvido pelo CISTER, a tecnologia EMMON (EMbedded MONitoring - Advanced Research into Large Scale Wireless Sensor Networks) pode ser aplicada não só à monitorização de estruturas (pontes, edifícios, etc.), permitindo perceber o nível de degradação das mesmas, mas também à análise de fluxos de pessoas e veículos, e à monitorização ambiental através, por exemplo, da medição de níveis de dióxido de carbono. Projeto multifacetado com início em 2009, o EMMON tem uma duração de três anos e apresentou recentemente os primeiros resultados.
Especial
Relações interunidades reforçam união do INESC Porto LA
O sucesso da primeira pré-LAI (Linhas de Ação Inter-Unidades) em Otimização (OIL) deu lugar à recente constituição de uma segunda pré-LAI do INESC Porto LA dedicada a Signal Processing and Machine Learning (SPML). Esta iniciativa de promover as relações entre as diversas unidades do Laboratório Associado, tal como as UOSE Weekly Presentations, Show&Tell e WOW Meetings, incentiva a partilha de conhecimento e a colaboração entre os investigadores que compõem o INESC Porto LA.
Editorial
DE PATINHO FEIO A CISNE INEQUÍVOCO
O INESC Porto desmentiu, com a sua prática e êxito, a "verdade evidente" de que a transferência de tecnologia conflitua com o desenvolvimento de ciência avançada. Pelo contrário, a evidência hoje é que só com boa ciência se consegue boa transferência.