Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da JPM Automação e Equipamentos Industriais, S.A., pela voz de José Paulo Silva.

Fora de Série

"(...) quando não estou a aguardar o resultado de nenhuma submissão de artigo ou projeto, falta-me qualquer coisa…", Jaime Cardoso (UTM)

A Vós a Razão

"Foi com enorme satisfação que recebemos recentemente a notícia que o nosso primeiro resultado de I&D desta nossa nova aposta tinha visto a luz do dia.", João Paulo Cunha (BRAIN)

Asneira Livre

"Vários temas passaram-me pela cabeça, desde a política ao desporto, mas achei que a maior parte dos 'inesquianos' já deveriam estar inundados com estes temas...", Ana Especial (DIL)

Galeria do Insólito

Quando a temperatura sobe...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigador INESC TEC com melhor tese de doutoramento de robótica do país

A tese de doutoramento de Miguel Pinto, investigador da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, foi eleita pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) a melhor tese de doutoramento do país. A tese do investigador, defendida a 18 de janeiro de 2013, foi considerada a dissertação com maior qualidade técnico-científica e caráter inovador.

Intitulada SLAM for 3D Map Building to be used in a Matching Localization Algorithm, a tese de Miguel Pinto tinha como objetivo dar resposta a um problema fundamental que era dotar um robô – o RobVigil – de um módulo de localização que usa odometria e a observação do meio ambiente que o rodeia, através de com um laser (medidor de distâncias),  a laser e odometria por forma a torná-lo autónomo. O robô é ideal para a vigilância de recintos e consegue igualmente assegurar tarefas potencialmente perigosas para o homem, demarcando-se das soluções atuais.

Atribuído anualmente pela SPR ao melhor trabalho de dissertação de doutoramento elaborado no âmbito da área científica da robótica, este prémio tem como objetivo estimular a inovação e o rigor do trabalho de investigação, bem como potenciar a divulgação científica de trabalhos de qualidade relevante.

Miguel Pinto doutorou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Veja o RobVigil em ação aqui.