Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Sinepower Lda, pela voz de Marco Leonor.

Fora de Série

"É importante tentar outra vez, quando da primeira não se conseguiu." Vítor Santos Costa (CRACS/INESC TEC)

A Vós a Razão

"Como me disse o mesmo professor, "Há males que vêm por bem!" e não posso deixar de concordar. Se não tivesse tomado a decisão de mudança de vida (naquela altura) dificilmente teria tido esta oportunidade [de trabalhar no INESC TEC]...", Ricardo Almeida (UESP)

Asneira Livre

"A minha permanência aqui no INESC TEC também me permitiu ter algum contacto com outras nacionalidades e culturas, o que tem tornado a minha experiência bastante enriquecedora...", Erika Pequeno (USE)

Galeria do Insólito

E quando é o carro que enfia o barrete na compra do dono?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigador do INESC TEC vence Best Paper Award no SEDES 2012

A proposta de tese intitulada Object-Functional Patterns: Re-Thinking Development in a Post-Functional World da autoria de Tiago Boldt Sousa, investigador da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG) do INESC TEC e aluno de doutoramento na FEUP, venceu o prémio para melhor artigo científico durante o Simpósio Doutoral para Estudantes de Engenharia de Software 2012 (SEDES), evento paralelo à QUATIC 2012, que teve lugar em Lisboa entre 3 e 6 de setembro.

A proposta de tese na área da Engenharia do Software pretende “evoluir a qualidade e a fiabilidade de software produzido, recorrendo a linguagens que implementem o paradigma objeto-funcional”, explica Tiago Boldt Sousa, que está a ser orientado por Hugo Sereno Ferreira e João Pascoal Faria, também investigadores da USIG e docentes da FEUP. A tese propõe vir a “identificar e sistematizar padrões de software que proponham soluções para problemas recorrentes, fazendo um uso pleno deste novo paradigma”. O estudante acredita que a investigação conduzirá a uma diminuição da propensão à introdução de erros, bem como ao aumento da qualidade no desenvolvimento de software.

Para Tiago Boldt Sousa, que acumula as funções de bolseiro de investigação e estudante de doutoramento, o Best Paper Award é sobretudo “um reconhecimento do esforço desenvolvido neste primeiro ano de investigação” mas também “um incentivo para os anos que se seguem”.