Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Marco Leonor, Gestor da Sinepower Lda.
- "A parceria com o INESC TEC surgiu em 2010 quando fomos procurados para colaborar no projeto RobVigil para o desenvolvimento do carregador de baterias rápido, integrado num robô autónomo de vigilância."
-
"Este projeto foi para nós um bom arranque no que diz respeito à integração de controlo digital de forma mais abrangente nos nossos produtos. Também veio reforçar a componente de I&D que nos dias de hoje é muito importante para conseguirmos ser competitivos."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto
A parceria com o INESC TEC surgiu em 2010 quando fomos procurados para colaborar no projeto RobVigil para o desenvolvimento do carregador de baterias rápido, integrado num robô autónomo de vigilância. Foi de todo o interesse para a Sinepower associar-se a este projeto pela forte componente de eletrónica de potência ligada ao controlo digital que iria ser utilizada no projeto.
Áreas de Negócio
Setor da energia, soluções no campo da eletrónica de potência.
Ano em que colaborou com o INESC Porto
Desde 2010
Título do projeto
RobVigil
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM)
Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS)
Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG)
Responsável pelo projeto (INESC Porto)
Carlos Pinho
Testemunho relativo ao Projeto
O projeto Robvigil consistiu no desenvolvimento de um carregador capaz de efetuar um carregamento rápido de baterias de Lítio sem contacto elétrico. A vantagem do carregamento sem contacto é possibilitar carregamento mais fiável sem deterioração do contacto elétrico por exposição aos elementos. Neste momento o carregador desenvolvido está a fornecer 20A de corrente de carga e a componente Electrónica está preparada para fornecer até 50A.
Tivemos a colaboração do INESC TEC ao nível da especificação do projeto em que tentamos encontrar pontos de equilíbrio em relação ao que era pretendido no projeto. Também recebemos bastante apoio a nível administrativo na gestão de todo o processo burocrático.
Para a nossa empresa foi um projeto interessante devido à sua forte componente de investigação e desenvolvimento e pelo facto de estarmos a utilizar controlo digital DSP. Atualmente os nosso produtos utilizam controlo analógico que, apesar de bastante robusto, é pouco versátil e difícil de alterar para novos produtos. Outro fator importante é a redução de custos dos equipamentos ao usar controlo digital.
No decurso deste projeto iniciamos o desenvolvimento de novos produtos com controlo digital:
- Carregamento rápido “Chademo” 50KW com isolamento galvânico de alta frequência e correção de fator potência trifásico. Serão criados dois sistemas, um modular de 12.5KW por módulo e um sis-tema único de 50KW.
- Carregador baterias para turbinas eólicas para turbinas de 150 a 500Vac, com correção fator potência, MPP dinâmico e isolamento galvânico de alta frequência, gama 1.5KVA a 5KVA para bancos de baterias 12VDC a 48VDC. Este sistema permitirá um maior aproveitamento da energia fornecida pela turbina e será facilmente escalável para sistemas de muito maior potência de ligação à rede elétrica.
- Carregador Híbrido Solar e Eólico para sistemas de telecomunicações remotos.
- Integração de controlo DSP nos produtos já comercializados pela empresa:
- Conversor de frequência 400Hz para aviação e equipamento militar.
- Conversor de frequência 60Hz
- Estabilizadores de tensão eletrónicos
- Unidades de alimentação ininterrupta
Este projeto foi para nós um bom arranque no que diz respeito à integração de controlo digital de forma mais abrangente nos nossos produtos. Também veio reforçar a componente de I&D que nos dias de hoje é muito importante para conseguirmos ser competitivos.