Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Justino Lourenço, ISPGaya, Professor adjunto e membro da direção da CEP/ISPGaya
- Ano em que entrou e saiu do INESC Porto: 1995 - 2002
- Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou: UOSE
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Elaboração do projeto de conclusão de licenciatura em Engª. Eletrotécnica e de Computadores na área das comunicações óticas;
Desenvolvimento da tese de mestrado da FEUP com o tema “Receptores Óticos de Elevado Desempenho”; projeto LIPA.
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC Porto
Desde a minha saída do INESC Porto, tenho vindo a desenvolver atividade de docência e coordenação do curso de Engenharia das Telecomunicações e Computadores no ISPGaya. Tenho acumulado esta experiência com a participação em atividades de I&D no ISPGaya e IT-Aveiro. Tenho igualmente desenvolvido algum trabalho de consultoria na área.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC Porto ajudou no novo papel?
A vivência no INESC Porto foi extremamente enriquecedora. Encontrei no INESC Porto uma equipa multidisciplinar e um notável ambiente de trabalho em equipa. Foram anos em que eu tive o contacto com uma realidade de I&D que em muito enriqueceu o meu saber e me formatou de uma forma extraordinária.
Na sua opinião, o INESC Porto mudou em quais aspectos desde a sua saída?
A visão de alguém que agora olha para o INESC Porto de fora é de que continua a ser uma instituição relevante e com notoriedade em I&D. Continua a ser uma importante instituição de interface com a Universidade.