Idosos mais ativos com projeto INESC TEC
A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC esteve presente, no dia 5 de setembro, na sessão pública de encerramento do projeto Living Usability Lab (LUL) - Laboratório Vivo de Utilização de Tecnologias Inovadoras para as Redes de Nova Geração, que se realizou no edifício sede da Microsoft no Parque das Nações, em Lisboa. Neste evento foram apresentadas e demonstradas em primeira mão as inovações tecnológicas deste projeto, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população sénior. A demonstração contou com a presença da comunidade científica e da imprensa.
O evento incluiu apresentações sobre o contexto, objetivos e resultados do projeto, e contou com testemunhos de Clara Cidade, antiga Diretora de Info-Exclusão e Necessidades Especiais da Fundação Portugal Telecom, e de Maria Emília de Noronha, Presidente da Universidade de Lisboa para a Terceira Idade.
De recordar que o projeto LUL ficou concluído no final de junho e constituiu um trabalho colaborativo de Investigação e Desenvolvimento (I&D) entre a academia e a indústria portuguesas onde o objetivo era criar laboratórios vivos e desenvolver tecnologias que permitissem tornar a população sénior mais saudável, autónoma e ativa. Os serviços garantidos incluem acesso multimédia à informação e intercâmbio de dados pessoais, tele-saúde e entrega automática de medicamentos, suporte às atividades diárias da vida social, cívica e em comunidade, e gestão automática do ambiente. Pretende-se assim melhorar não só a qualidade de vida dos cidadãos, mas também a sua segurança.
Para além do INESC TEC, o projeto, que teve início em janeiro de 2010, contou com um grupo de copromotores constituído pela Microsoft, pelo Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (ieeta), pela Universidade de Aveiro, pela Plux e pela Micro I/O - Serviços de Microelectrónica, Lda. A equipa do INESC TEC envolvida no projeto foi liderada por Luís Côrte-Real e contou com a participação dos investigadores João Santos, Lucian Ciobanu e Pedro Carvalho, todos da UTM.