INESC TEC participa na 8ª Escola de Verão de Física da U.Porto
A Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC TEC voltou a marcar presença na Escola de Verão de Física da Universidade do Porto (U.Porto) que decorreu entre os dias 2 e 7 de setembro no Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto.
Nesta oitava edição a UOSE participou com quatro projetos: “Sensores de gás para aplicações ambientais”, “Sensor de Temperatura usando Redes de Bragg”, “Sistema de varrimento laser para caracterização tridimensional de objectos” e "Robô sensorizado com LEGO Mindstorms". Os projetos foram monitorizados por jovens investigadores da UOSE.
Desde 2005 que a Escola de Verão de Física oferece aos melhores alunos do ensino secundário a experiência serem Físicos durante uma semana. Os estudantes são desafiados a desenvolver projetos científicos sob supervisão de jovens investigadores em (programas de) doutoramento. O programa da escola incluiu ainda palestras, minicursos e um debate com a Presidente da Federação dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet.
Este ano participaram 65 jovens com muito bom desempenho escolar a matemática e física, 11 dos quais vindos de fora do país (quatro de Macau, quatro de S. Tomé e Príncipe, um de Moçambique e dois da Galiza), prova que o evento, que conta com o apoio do INESC Porto, se qualifica cada vez mais como uma iniciativa de sucesso.
A 8ª Escola de Verão de Física da U.Porto foi patrocinada pela Ciência Viva, Fundação Portugal África, Escola Portuguesa de Macau, Reitoria da U.Porto, Centro de Astrofísica da Universidade, do Porto, Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto, Centro de Física do Porto e, claro, do INESC Porto.