Investigador do INESC TEC eleito presidente de Centro de Competência da UMa
José Manuel Baptista, investigador sénior da Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC TEC, foi eleito presidente do Centro de Competência de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira (UMa).
Este constitui um dos cinco Centros existentes na UMa e engloba as áreas de Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática e Design de Media Interativos, Física, Matemática e Química.
O Centro compreende cerca de 70 professores doutorados, 20 assistentes e investigadores e ainda quatro técnicos, sendo que associado a este existem ainda três centros de investigação, bem como outros grupos de investigação.
José Manuel Baptista é, para além de investigador da UOSE desde 1993, docente na Universidade da Madeira desde o ano de 2006. Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto, o investigador é especialista nas áreas de comunicações por fibra ótica, sensores e tecnologia de fibra ótica.
Em entrevista ao BIP, o professor fala-nos deste novo desafio e da sua ligação ao INESC TEC.
“Desafio motivador e com enorme potencial”
Devo dizer que este é um desafio muito motivador e com enorme potencial dadas as diferentes valências científicas do Centro de Competência e as sinergias que se podem criar. Encaro, assim, este desafio com muito entusiasmo e otimismo.
Por ser um Centro recente, com apenas dois anos, os maiores desafios são: fomento de objetivos integradores de ensino e educação das diferentes áreas científicas enquadrados com o plano estratégico da Universidade, otimização da oferta formativa para atrair um maior número de estudantes e, também, reforço das nossas atividades de investigação e de prestação de serviço com o tecido empresarial.
Um outro objetivo, comum a todas as Universidades prende-se com a necessidade de uma maior internacionalização e numa Universidade localizada numa Ilha é ainda mais relevante.
Potenciar a ligação INESC TEC com a UM
A ligação entre o INESC TEC e a Universidade da Madeira acontece já há vários anos, com vantagens para ambas as partes e, do meu ponto de vista, tem tudo para ser potenciada no sentido de continuar a ser uma mais-valia para ambas as Instituições.
Se, por um lado, possuo uma perspetiva mais alargada do Centro de Competência a que presido e, por extensão, uma maior compreensão da Universidade da Madeira, por outro, como investigador do INESC TEC posso continuar reforçar a ligação da instituição à UMa.