Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ANJE, pela voz de Suzana Alípio.

Fora de Série

"Encontrei na USE um grupo de pessoas que (...) mostram ter um grande valor humano e que, por isso, tornam o trabalho e convivência diários um pouco mais fácil", André Madureira.

A Vós a Razão

"(...) nós, como instituição, poderíamos e deveríamos também pensar mais em equipa! Para que no fim não sejamos apenas uma federação de unidades e grupos, e para que possamos no futuro partilhar muitas fatias de bolo…", Lino Oliveira (USIG)

Asneira Livre

"(...) caso o BIP me queira convidar novamente para escrever “Asneiras Livres”, posso escrever sobre um viveiro de peixes que habita no INESC TEC. Sim, porque quando cheira a peixe, a culpa não é minha (apesar de morar no meio dele)!", Leonel Dias (USIG)

Galeria do Insólito

Que é feito do bigode? Estará ou não em vias em vias de extinção? Há esperança para o bigode? Quais as tendências da moda?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

A Vós a Razão

"Mais vale comer uma fatia de bolo a dois, do que um fardo de palha sozinho!"

Por Lino Oliveira*

Recebido o amável convite para escrever um artigo para a secção "A Vós a Razão ", comecei por pensar qual seria o tema que iria abordar… a minha experiência no INESC TEC … a minha participação nalgum projeto que esteja ou estivesse envolvido… pensei, talvez fosse interessante falar de algo mais simbólico, e ainda mais quando estamos em época natalícia, onde se apregoam os valores mais nobres como a fraternidade e solidariedade.

O facto é que vivemos cada vez mais numa sociedade em que os valores que imperam são medidos em "Euros", e a competitividade desenfreada, é o driver que a faz movimentar. O espirito de equipa e de colaboração tendem a diluir-se e a serem absorvidos pelas agendas pessoais.

Contudo, se, por um lado a sociedade empurra no sentido da competitividade desenfreada, por outro as organizações tentam procurar pessoas que tenham habilidade para trabalhar em equipa, sendo mesmo apontado como uma competência altamente valorizável.

Uma equipa com diferentes valências e comportamentos produz resultados mais eficazes. Agora, uma equipa não é apenas um conjunto de pessoas a desenvolver uma qualquer atividade, cada uma isolada no seu papel e com as suas ideias. O conceito moderno é mais alargado, e define a existência do espírito de equipa e de pertença, em que cada elemento sabe qual é o seu papel, mas considera-o no todo.

Como reflexão diria que nós, como instituição, poderíamos e deveríamos também pensar mais em equipa! Para que no fim não sejamos apenas uma federação de unidades e grupos, e para que possamos no futuro partilhar muitas fatias de bolo…

*Colaborador na Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG)