A Vós a Razão
"Mais vale comer uma fatia de bolo a dois, do que um fardo de palha sozinho!"
Por Lino Oliveira*
Recebido o amável convite para escrever um artigo para a secção "A Vós a Razão ", comecei por pensar qual seria o tema que iria abordar… a minha experiência no INESC TEC … a minha participação nalgum projeto que esteja ou estivesse envolvido… pensei, talvez fosse interessante falar de algo mais simbólico, e ainda mais quando estamos em época natalícia, onde se apregoam os valores mais nobres como a fraternidade e solidariedade.
O facto é que vivemos cada vez mais numa sociedade em que os valores que imperam são medidos em "Euros", e a competitividade desenfreada, é o driver que a faz movimentar. O espirito de equipa e de colaboração tendem a diluir-se e a serem absorvidos pelas agendas pessoais.
Contudo, se, por um lado a sociedade empurra no sentido da competitividade desenfreada, por outro as organizações tentam procurar pessoas que tenham habilidade para trabalhar em equipa, sendo mesmo apontado como uma competência altamente valorizável.
Uma equipa com diferentes valências e comportamentos produz resultados mais eficazes. Agora, uma equipa não é apenas um conjunto de pessoas a desenvolver uma qualquer atividade, cada uma isolada no seu papel e com as suas ideias. O conceito moderno é mais alargado, e define a existência do espírito de equipa e de pertença, em que cada elemento sabe qual é o seu papel, mas considera-o no todo.
Como reflexão diria que nós, como instituição, poderíamos e deveríamos também pensar mais em equipa! Para que no fim não sejamos apenas uma federação de unidades e grupos, e para que possamos no futuro partilhar muitas fatias de bolo…
*Colaborador na Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG)