INESC P&D Brasil fortalece laços em preparação para o ano de 2014
O 1º Encontro dos Investigadores do INESC P&D Brasil teve lugar nos dias 5 e 6 de dezembro de 2013, no estado de Santa Catarina. A iniciativa teve como objetivo preparar a resposta aos desafios do próximo ano, nomeadamente o de organizar uma equipa multidisciplinar espalhada pelo grande território brasileiro, numa altura em que se anteveem algumas instabilidades causadas pela organização da Campeonato do Mundo de Futebol e pelas eleições presidenciais no Brasil.
Tratou-se de um evento profundamente simbólico, pois representou um novo passo na materialização incontornável do INESC P&D Brasil e seu projeto.
O encontro foi inaugurado pelo presidente do INESC P&D Brasil, Vladimiro Miranda, que estabeleceu o debate, por videoconferência, entre as equipas do Gabinete Brasil no Porto e os participantes do encontro em Florianópolis, Brasil. Vladimiro Miranda deixou claro o compromisso do INESC TEC para com o INESC P&D Brasil, bem como a necessidade de colaboração entre as instituições e as pessoas envolvidas neste projeto em Portugal e no Brasil.
Composta essencialmente por colaboradores com formação no INESC TEC, a equipa do INESC P&D Brasil debateu vários aspetos relativos à operação distribuída no território brasileiro e formas de operação otimizada, onde os agentes locais terão um papel fundamental em 2014. Do encontro resultou a criação de um portal de comunicações da Rede INESC Brasil que possibilita discussões colaborativas e criações de projetos em rede, envolvendo toda a equipa do INESC P&D Brasil, da Rede INESC Brasil e do INESC TEC.
Durante os debates, o diretor executivo do INESC P&D Brasil Alexandre Rocco destacou outro desafio de caráter operacional: a sustentabilidade. A composição da equipa técnica do INESC P&D Brasil atualmente conta com doutorados das áreas de energia, robótica, telecomunicações, computação, e engenharia de produção. A parceria com o CNPq e CAPES, através das oportunidades do Edital Jovens Talentos, e a colaboração de diversas universidades da Rede INESC Brasil, deverá garantir a posição de sete doutorados em cinco estados brasileiros distintos em 2014, com a missão de agir como pontes entre a comunidade científica local e a Rede.
Durante o encontro, foram também identificadas muitas oportunidades e designadas algumas prioridades da equipa para 2014 e próximos anos. Há propostas já em andamento através de ações conjuntas que envolvem o INESC P&D Brasil, a Rede INESC Brasil e o INESC TEC. Os intervenientes mostraram ainda vontade coletiva de consolidar no Brasil o modelo INESC, concretizando o sonho de um instituto forte, com objetivos claros e concretos e genuinamente brasileiro.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira do Laboratório Associado: FEUP.