Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ANJE, pela voz de Suzana Alípio.

Fora de Série

"Encontrei na USE um grupo de pessoas que (...) mostram ter um grande valor humano e que, por isso, tornam o trabalho e convivência diários um pouco mais fácil", André Madureira.

A Vós a Razão

"(...) nós, como instituição, poderíamos e deveríamos também pensar mais em equipa! Para que no fim não sejamos apenas uma federação de unidades e grupos, e para que possamos no futuro partilhar muitas fatias de bolo…", Lino Oliveira (USIG)

Asneira Livre

"(...) caso o BIP me queira convidar novamente para escrever “Asneiras Livres”, posso escrever sobre um viveiro de peixes que habita no INESC TEC. Sim, porque quando cheira a peixe, a culpa não é minha (apesar de morar no meio dele)!", Leonel Dias (USIG)

Galeria do Insólito

Que é feito do bigode? Estará ou não em vias em vias de extinção? Há esperança para o bigode? Quais as tendências da moda?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

Suzana Alípio, Diretora Executiva na ANJE-Associação Nacional de Jovens Empresários

  • "(...) esta colaboração viabilizou a captação de oportunidades de colaboração entre empresas, peritos tecnológicos, investidores, potenciais clientes, e agentes políticos responsáveis pela elaboração de programas de apoio ao empreendedorismo"

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

A ANJE iniciou em meados de 2008 um relacionamento mais próximo com o INESC Porto através do Projeto JOVEM PRÓ-EMPREENDEDOR, promovido pelo consórcio APEITE - Associação para a Promoção da Inovação e das Empresas Tecnológicas, INOVAGAIA e INESC Porto, com o co-financiamento do COMPETE, QREN e da União Europeia. Este projeto, que decorreu até meados de 2011, fomentou o empreendedorismo e o incentivo à criação de empresas, especialmente aquelas com atividades de maior valor acrescentado.

Em 2009, e atendendo ao Aviso de Abertura de Concurso lançado pelo O.N.2 - O NOVO NORTE Programa Operacional Regional do Norte para a apresentação de candidaturas ao Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica – Empreendedorismo Tecnológico, a parceria formada pela ANJE e pelo INESC Porto elaborou uma proposta para implementação do Programa TEC-Empreende: Programa de Empreendedorismo Tecnológico em municípios do Grande Porto (Porto, Matosinhos, Maia, Valongo, Gondomar e Vila Nova de Gaia) e das regiões do Vale do Ave e Cávado (Fafe, Guimarães, Vizela, Barcelos, Vila Nova de Famalicão, Trofa, Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

A opção por esta modalidade deveu-se ao facto de ela corporizar uma simbiose entre a vertente científica e tecnológica e a vertente empresarial, fundamentais para qualquer projeto que se destine a promover e apoiar o empreendedorismo de base tecnológica. A criação desta parceria favoreceu ainda a concentração de recursos e de know-how multidisciplinar, condição igualmente pertinente para a prossecução dos objetivos estratégicos da candidatura.
Este projeto foi liderado na ANJE por Suzana Alípio, fazendo parte da equipa os consultores Bruno Nunes e António Aroso.

Áreas de Negócio

ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários

Ano em que colaborou com o INESC TEC

Desde 2009.

Título do projeto

Projeto TEC-Empreende

Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou

UITT – Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia

Responsável pelo projeto (INESC TEC)

Andreia Passos e Alexandra Xavier

Testemunho relativo ao Projeto

O programa TEC-Empreende tem como objetivo principal fomentar e apoiar a atividade empreendedora de base tecnológica, nomeadamente, através da criação de novas empresas de elevada intensidade tecnológica e com elevado potencial de internacionalização.
Para o efeito, o programa foi pensado e concebido a partir da criação de uma rede que integra diversos e distintos stakeholders, provenientes do meio académico, do meio empresarial e de entidades de interface, ligados em teias de relações complementares geradoras de sinergias.

Este programa proporciona condições de suporte ao empreendedorismo, e identifica como vocação temática as TICE (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica) aplicadas a setores nos quais importa intervir a nível regional, nomeadamente, o Software e Multimédia e o Têxtil e Vestuário, não só pelas oportunidades de negócio que lhes estão associados como pela excelência do know-how e networking que a presente parceria acumula e detém nestes setores, e ainda pela importância estratégica dos mesmos para a competitividade nacional.

Objetivos:

a) Promover e apoiar o empreendedorismo de base tecnológica junto da comunidade académica;
b) Fomentar a criação de start-ups de base tecnológica em áreas geradoras de maior valor acrescentado;
c) Dinamizar serviços de apoio à criação, ao desenvolvimento e internacionalização de empresas de base tecnológica;
d) Promover o networking de projeção nacional e internacional, que seja catalisador de oportunidades de cooperação multidisciplinar;
e) Identificar, testar e implementar ferramentas que permitam às start-ups adquirir sustentabilidade por via de processos internos de inovação;
f) Disseminar boas práticas no domínio da promoção de atividades de apoio à iniciativa empreendedora de base tecnológica;
g) Promover a valorização económica e social do conhecimento científico e tecnológico e apoiar a sua transferência para o contexto empresarial;
h) Contribuir para o aumento da atratividade do país em termos de iniciativa empresarial e de competências em I&DI.

Atividades:
O plano de atividades do programa TEC-Empreende está dividido em 3 fases:


1. Geração de Ideias e avaliação de oportunidades:
a. Laboratórios de criatividade;
b. Concurso de Ideias “IdeaMove”: Da ideia ao negócio;
c. Campos de treino de empreendedorismo.

2.  Pré-incubação de start-ups:
a. Ciclo de workshops temáticos da ideia ao negócio;
b. Coaching para formatação do plano de negócios;
c. Sessões de apresentação e defesa do business plan.

3.    Incubação de start-ups:
a.  Sessões de coaching personalizado às start-ups;
b.  Ciclo de workshops de imersão em áreas de apoio à inovação;
c.  Sessões de preparação para a internacionalização;
d.  Conferência de empreendedorismo tecnológico, realizada na Casa da Música no dia 28-05-2013.

Resultados:
A ANJE e o INESC Porto apoiaram em conjunto os negócios finalistas da competição “IdeaMove”: Kognit (Rudolf Appelt, Nuno Rocha), Grabmark (Alexandre Sousa, Pedro Neves e Dinis Felix), Top Research (Nelson Pereira e Miguel Jesus), Sensorial Fit (Ângela Pires), Bewarket (Marco Barbosa) e JoinIT (João Silva, Mariana Koelher, Cristina Chicau e Daniel Sousa). Estas são as seis start-ups apuradas para a fase final do programa que se propôs acompanhar um conjunto de ideias tecnológicas desde a sua fase mais embrionária até ao lançamento nos mercados internacionais. Este é, portanto, um objetivo cumprido com sucesso, patente no número de empresas já constituídas, bem como no reconhecimento que as mesmas vêm conquistando, em Portugal e no estrangeiro.

O programa TEC-Empreende organizou um concurso” IdeaMove” numa primeira fase e selecionou as 18 melhores ideias de produto ou serviço. Ao transitarem para a etapa intermédia, todos os elementos das 18 equipas tiveram a oportunidade de integrar um Campo de Treino de Empreendedores onde, durante uma semana, receberam formação e acompanhamento especializados, no sentido de acrescentarem potencial às respetivas ideias. A competição prosseguiu com os 12 melhores projetos para a fase intermédia deste completo programa: a “pré-incubação”. Esta etapa envolveu formação e coaching com vista ao desenvolvimento do plano de negócios. A partir daqui, os seis projetos entram na fase intitulada “incubação” e recebem acompanhamento no lançamento da empresa, inclusive em mercados internacionais.

Em novembro passado, a start-up tecnológica Top Research foi distinguida com o 14º Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE. As apps lançadas pela empresa criada em 2012 por Nelson Pereira e Miguel Jesus no âmbito do projeto TEC-Empreende propõem-se a revolucionar métodos de estudo, investigação e trabalho. Em menos de dois meses, a TOP Files, aplicação de gestão de ficheiros com a qual a empresa se lançou no mercado, ultrapassou o meio milhão de downloads e atingiu os tops internacionais da App Store, a loja virtual da Apple, em 40 países. EUA, México, Brasil e França são os quatro mercados responsáveis por mais de 90% das vendas desta solução tecnológica que já nasceu global.

Durante esta parceria com o INESC Porto, a ANJE corporizou uma simbiose entre a vertente científica e tecnológica e a vertente empresarial, fundamentais para apoiar os projetos que se destinam a promover e apoiar o empreendedorismo de base tecnológica. A criação desta parceria possibilitou a cooperação de recursos e de know-how multidisciplinar, essenciais para o eficaz desenvolvimento de programa piloto inovador na área do empreendedorismo tecnológico. Portanto, esta colaboração viabilizou a captação de oportunidades de colaboração entre empresas, peritos tecnológicos, investidores, potenciais clientes, e agentes políticos responsáveis pela elaboração de programas de apoio ao empreendedorismo.