Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ANJE, pela voz de Suzana Alípio.

Fora de Série

"Encontrei na USE um grupo de pessoas que (...) mostram ter um grande valor humano e que, por isso, tornam o trabalho e convivência diários um pouco mais fácil", André Madureira.

A Vós a Razão

"(...) nós, como instituição, poderíamos e deveríamos também pensar mais em equipa! Para que no fim não sejamos apenas uma federação de unidades e grupos, e para que possamos no futuro partilhar muitas fatias de bolo…", Lino Oliveira (USIG)

Asneira Livre

"(...) caso o BIP me queira convidar novamente para escrever “Asneiras Livres”, posso escrever sobre um viveiro de peixes que habita no INESC TEC. Sim, porque quando cheira a peixe, a culpa não é minha (apesar de morar no meio dele)!", Leonel Dias (USIG)

Galeria do Insólito

Que é feito do bigode? Estará ou não em vias em vias de extinção? Há esperança para o bigode? Quais as tendências da moda?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC termina projeto europeu APSAT

O encerramento do projeto europeu APSAT, no qual o INESC TEC participou, foi assinalado em novembro em Anglet - Pyrénées-Atlantiques, França, com a conferência Nature &  Technology "Space applications for benefit of our regions". O INESC TEC esteve representado pelos investigadores da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG), Lino Oliveira e Rui Barros, que fizeram uma demonstração "live" da aplicação CleanMyCity.

A aplicação de recolha e gestão de lixo CleanMyCity, idealizada e concebida pelos investigadores da USIG Lino Oliveira, Rui Barros e Jorge Daniel Santos, foi uma das soluções desenvolvidas no âmbito do projeto APSAT, que pretendeu demonstrar a eficácia dos serviços satélites inovadores, permitindo às coletividades manter o objetivo de desenvolvimento sustentável. A app pode ser utilizada em meios urbanos ou em meios rurais, permitindo aos cidadãos reportar (em tempo real ou diferido) o estado de conservação e enchimento de contentores coletivos de lixo e ecopontos, e ainda notificar os objetos  abandonados.

Além da demonstração da tecnologia da USIG e de outras soluções desenvolvidas no âmbito do APSAT, a conferência Nature & Technology "Space applications for benefit of our regions" incluiu ainda palestras, mesas redondas e workshops e demonstrações, com o objetivo de informar os participantes acerca do potencial gerado pelas soluções que recorrem ao uso de satélites na gestão de suas atividades. Na conferência abordou-se, entre outras, a temática da democratização do uso de aplicações satélite nas áreas do ambiente, turismo, gestão costeira, agricultura, silvicultura, transporte e segurança, em regiões onde as comunidades são chamadas a intervir no dia-a-dia.

Vídeo sobre CleanMyCity:

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à entidade parceira do Laboratório Associado: INESC Porto.