Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ANJE, pela voz de Suzana Alípio.

Fora de Série

"Encontrei na USE um grupo de pessoas que (...) mostram ter um grande valor humano e que, por isso, tornam o trabalho e convivência diários um pouco mais fácil", André Madureira.

A Vós a Razão

"(...) nós, como instituição, poderíamos e deveríamos também pensar mais em equipa! Para que no fim não sejamos apenas uma federação de unidades e grupos, e para que possamos no futuro partilhar muitas fatias de bolo…", Lino Oliveira (USIG)

Asneira Livre

"(...) caso o BIP me queira convidar novamente para escrever “Asneiras Livres”, posso escrever sobre um viveiro de peixes que habita no INESC TEC. Sim, porque quando cheira a peixe, a culpa não é minha (apesar de morar no meio dele)!", Leonel Dias (USIG)

Galeria do Insólito

Que é feito do bigode? Estará ou não em vias em vias de extinção? Há esperança para o bigode? Quais as tendências da moda?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC com projeto aprovado na área de Gestão de Produtos Alimentares Perecíveis

A Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI) do INESC TEC viu recentemente ser aprovado um projeto na área de Gestão da Cadeia de Abastecimento de Produtos Alimentares Perecíveis. O WholeChain pretende desenvolver uma ferramenta quantitativa para a gestão da cadeia de abastecimento de produtos alimentares perecíveis.

A importância da gestão da cadeia de abastecimento alimentar (GCAA) tem vindo a crescer tanto a nível industrial como científico. Este crescimento é causado principalmente por uma expansão da população e pelo aumento do PIB per capita. Para lidar com esta procura crescente, as cadeias de abastecimento alimentares (CAAs) têm de garantir o fornecimento de uma quantidade mais elevada, com maior qualidade e para uma maior variedade de produtos.

Além disso, é necessário abordar a incerteza na qualidade e quantidade das matérias-primas, bem como a incerteza na procura dos clientes, o que implica que as empresas que operam em CAAs tenham de considerar, além dos custos, a relação com o risco, e não descurar as questões de frescura, de sustentabilidade e de ética empresarial. Este projeto propõe uma abordagem quantitativa e inovadora à GCAA, que inclui o desenho e planeamento da cadeia de abastecimento, tendo em conta os principais indicadores da GCAA. O objetivo final desta abordagem é melhorar a qualidade das decisões tomadas pelos intervenientes das CAAs.

Trata-se de um projeto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e conta com o INESC TEC como instituição proponente. A equipa da UGEI inclui Bernardo Almada-Lobo (responsável), Pedro Amorim e Luís Guimarães. As restantes instituições parceiras são a Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento (IST-ID), a Technische Universität München (Alemanha) e a Carnegie Mellon University (EUA).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira do Laboratório Associado: FEUP.


Créditos foto: Flickr