Torneio de Futebol INESC TEC 2014: Final emotiva dá primeiro título a CRACS/LIAAD
CRACS/LIAAD - CTM só foi resolvido após marca de grandes penalidades
Depois de um ano de descanso, as chuteiras dos nossos futebolistas de fim de semana saíram da gaveta e experimentaram mais uma vez os “cantos” da bola. Mais de 100 “desportistas” digladiaram-se entusiasticamente entre as quatro linhas do Pavilhão do Instituto Politécnico do Porto, que os acolheu pela primeira vez. Não faltaram árbitros de ocasião e claques ávidas de show de bola. Treinadores de bancada e fãs de todas as idades e géneros registaram com olhos bem atentos cada lance do jogo, vigiado até por um drone (ver imagem 7 da secção "Apanhados"). Os nossos craques responderam à altura do evento e quis o fado que a vitória agraciasse pela primeira vez na história do torneio a equipa que junta elementos do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) e do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), o CRACS/LIAAD.
Competição arrancou dia 3 de maio com oito equipas em jogo
Durante os cinco sábados do mês de maio, oito equipas, divididas em dois grupos, disputaram o troféu Nuno Salta, instituído pela primeira vez no ano passado em homenagem ao antigo colaborador do INESC TEC, e que tem caráter rotativo.
O pontapé de saída colocou frente-a-frente CRACS/LIAAD e Centro de Sistemas Empresariais (CESE), com o resultado a favorecer a primeira (5-2). Era o prelúdio para mais 15 jogos intensos, repletos de suor, sorrisos e frustrações elevadas ao quadrado.
Se houve alturas em que os nervos travaram a razão e os músculos dos nossos investigadores, houve também momentos em que a técnica foi mais eficaz e o remate embalou a bola até esta tocar as redes da baliza. Festejou-se GOLOOOOOOOOO! por 127 vezes - é este o número de golos validados.
Dentro e fora de campo roeram-se as unhas, arrancaram-se cabelos, fizeram-se promessas ao santo Inesquiano, mas a verdade é que, depois de ultrapassados os jogos das fases de grupo, a fortuna sorriu apenas às duas melhores equipas de cada grupo, que foram apuradas para o embate das meias-finais.
Nesta fase, o CRACS/LIAAD superiorizou-se ao Centro de Sistemas de Energia (CPES), deixando em terra o vencedor da edição de 2013 por 8-3 e o Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) afastou o Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB/ISEP) por 5-3. A sorte, ou a habilidade, ditaram, assim, uma final entre CTM e CRACS/LIAAD.
Final entre CRACS/LIAAD e CTM só foi decidida após a marcação de grandes penalidades
O último jogo do torneio terminou empatado 1-1 ao fim do tempo regulamentar, adiando as decisões para a marca das grandes penalidades. No jogo do mata-mata quem levou a melhor foi o CRACS/LIAAD que, pela primeira vez em 14 anos de competição, leva o troféu para casa. A equipa conseguiu também a medalha de melhor marcador do torneio - atribuída a Ricardo Queirós, com 13 golos marcados em 5 jogos.
O pódio do 14º Torneio de Futebol INESC TEC fica completo com o finalista vencido CTM, segundo classificado, e com o CPES a assegurar o terceiro lugar, por falta de comparência de jogadores da equipa CROB/ISEP.
O torneio distinguiu ainda como melhor guarda-redes o guardião do CTM, Hélder Oliveira, pelo rácio menor número de golos sofridos/jogos realizados. Já os capitães de cada equipa elegeram Joel Soares como o melhor jogador em campo. A medalha de fair-play foi atribuída à equipa CISTER/HASLab, pelo desportivismo, respeito pelo adversário e “bom comportamento” dentro e fora de campo.
Cumprida mais uma edição do torneio, cumpriu-se também o objetivo da competição: convivência e fraternidade. O Serviço de Comunicação agradece a todos aqueles que apoiaram a organização deste Torneio, nomeadamente os que se voluntariaram para arbitrar os jogos: Ana Silva, Diana Guimarães, Leonel Carvalho, Pedro Fortuna, Nuno Cardoso, João Ramos, José Meirinhos, Nuno Fonseca, Bruno Vieira, Marcos Ferreira, Paulo Carvalho, Francisco Maia, Filipe Ferreira, Paulo Jesus (caso nos tenhamos esquecido de alguém, ficam aqui as nossas desculpas). Obrigada pela vossa disponibilidade e amabilidade. Vocês simbolizam o companheirismo e o espírito de entreajuda que queremos promover com este torneio.
Prémios do Torneio
Melhor Guarda-Redes Hélder Oliveira (CTM) |
Melhor Jogador Joel Soares (CPES) |
Melhor Marcador Ricardo Queirós (CRACS/LIAAD) |
Equipa Fair-Play CISTER/HASLab |
Resultados do Torneio
Apanhados do torneio
Qual polvo, qual camelo, as previsões da bola feiticeira é que são infalíveis! |
4-4-1; 4-3-2-1...estes esquemas não estão fáceis mister, é melhor fazer um algoritmo! |
Ter estilo é ser ciclista, isso sim! |
O meu sonho sempre foi o ballet, reparem neste "tour en l'air" perfeitíssimo! |
Puseram-me aqui de castigo...Eu sei que jogo mal, mas não era preciso tanto... |
Vá, agora vamos todos esticar a perna esquerda, mas só à minha ordem! |
Só cá faltavam OVNIS... | WAGs |
Deixa-me cá confirmar os prognósticos antes do jogo... |
Até podes estar a falecer com fome que não te dou uma migalha! |
I Torneio de Boxe INESC TEC: 2º round | Ai que vem aí a bola, nem quero ver! |