INESC TEC mostra robô industrial inovador na EMAF 2014
O INESC TEC participou na 14ª Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria (EMAF 2014), que decorreu entre 19 e 22 de novembro na Exponor, no Porto.
O Centro de Engenharia e de Sistemas Empresariais (CESE) e o Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) representaram o INESC TEC, dando a conhecer o trabalho de excelência desenvolvido nas áreas de produção e logística e da robótica e sistemas inteligentes. Um protótipo de robô manipulador móvel, resultante do projeto europeu STAMINA (Sustainable and Reliable Robotics for Part Handling in Manufacturing Automation), esteve em demonstração durante os quatro dias da feira. Este robô industrial é capaz de operar em ambientes utilizados por humanos, cumprindo duas tarefas essenciais: montagem de kits a partir de componentes recolhidos em ambiente não estruturado (bin-picking).
O INESC TEC marcou ainda presença relevante no stand da PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção, onde foi apresentado um sistema inovador de posicionamento e movimentação de veículos autónomos guiados (AGV - Automated Guided Vehicle) desenvolvido pelo CROB e pelo CESE, e ainda o projeto de apoio ao desenho de sistemas de produção de empresas industriais.
Os investigadores do CESE Luís Carneiro, António Correia Alves, César Toscano, Luís Guardão e Rui Rebelo e do CROB, António Paulo Moreira, participaram no Fórum Produtech 2014 e na Conferência Projetos Mobilizadores PRODUTECH PSI e PRODUTECH PTI, onde apresentaram o projeto Europeu EXPLORE (coordenado pelo INESC TEC e que tem por objetivo promover a exploração comercial de resultados europeus) e diversos resultados dos projetos mobilizadores PRODUTECH PSI e PRODUTECH PTI (Novos Processos e Tecnologias Inovadoras para a Fileira das Tecnologias de Produção).
Dando destaque às componentes de empreendedorismo, I&D e inovação, a EMAF revela-se uma excelente oportunidade para concretizar oportunidades de negócio, trocar ideias e experiências. A participação neste tipo de iniciativas confere ao INESC TEC uma forte ligação ao mercado, consolidando o seu caráter versátil e vocacionado simultaneamente para a I&D e o setor empresarial.
No certame, que constitui já uma referência nos setores da indústria e da alta tecnologia, marcaram presença as principais empresas nacionais e internacionais deste ramo de atividade.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: FEUP e INESC Porto.