UNICAMP reforça Rede INESC Brasil
A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é a última boa notícia que a Rede INESC Brasil recebe: esta prestigiada Universidade do Estado de São Paulo, uma das mais conceituadas do Brasil, passou a estar incluída na Rede graças à assinatura, por parte do seu Reitor, do documento do Convénio firmado com o INESC TEC e com o INESC P&D Brasil.
Esta assinatura é o culminar de um longo processo e resulta da vontade dos Professores de Engenharia Elétrica de se associarem à Rede e estabelecerem uma parceria com o INESC TEC. Essa vontade manifestou-se, e foi confirmada, ascendentemente, desde o respetivo Departamento à Congregação da Faculdade de Engenharia e, finalmente, aos órgãos superiores de governo da Universidade, onde foi reconhecida.
Corporizando o espírito da Rede, o INESC P&D Brasil suporta já, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma investigadora em regime de pós-doutorada BJT (Bolsa Jovens Talentos), radicada em Campinas, integrada num grupo de pesquisa da UNICAMP, e colaborando na execução de projetos conjuntos de investigação.
O INESC TEC já havia anteriormente colaborado com a UNICAMP, numa parceria que envolveu também a Universidade Federal do Pará na execução de um projeto para a empresa TBE – Transmissoras Brasileiras de Energia SA. O trabalho, levado a cabo pelo Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, teve como objetivo o desenvolvimento de uma solução inovadora de sensoriamento ótico de linhas de muito alta tensão na região da Amazónia.
Créditos Foto: Wikipédia