Projeto CARLoS origina primeiro protótipo de robô manipulador móvel
O INESC TEC acolheu, a 11 e 12 de novembro, o primeiro workshop de integração do projeto CARLoS (CooperAtive Robot for Large Spaces manufacturing), onde se desenvolve um protótipo de um robô manipulador móvel para aplicações de fit-out, revestimentos e instalações, dentro de blocos de superestruturas de navios.
Este é o resultado intermédio do projeto que começou em setembro do ano passado. O workshop focou-se na integração de vários subcomponentes que foram desenvolvidos durante o último ano, incluindo: (1) a integração mecânica e elétrica do manipulador móvel, (2) navegação plataforma e localização, (3) testes de navegação com um braço robótico, (4) calibração e validação de sensores e (5) testes no sistema de interação homem-máquina.
No workshop participaram os parceiros AIMEN Technology Centre e Robotnik Automation SLL (de Espanha), e Aalborg University (da Dinamarca). Da parte do INESC TEC marcaram presença os investigadores do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) Germano Veiga, Elisabete Fernandes, Héber Sobreira, Carlos Costa, Armando Sousa, Hélio Mendonça e José Lima.
O projeto CARLoS é apoiado pela Comissão Europeia e reúne quatro PME e três centros de I&D de quatro países diferentes.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira do Laboratório Associado: INESC Porto, FEUP e IPBragança.