Trabalho desenvolvido no INESC TEC distinguido com Prémio de Melhor Tese de Mestrado
O trabalho Analysis of Expressiveness of Portuguese Sign Language Speakers, da antiga colaboradora do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, Maria Inês Rodrigues, foi distinguido pela Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP) com o prémio de “Melhor Tese de Mestrado 2014”.
A tese foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) durante o estágio de Maria Inês Rodrigues no INESC TEC. A aluna teve como orientador o também investigador do CTM, Eduardo Marques, e Luís Teixeira, da FEUP.
O trabalho distinguido aborda a temática da linguagem gestual, as suas particularidades e diferenciais de expressividade através da análise de vídeo.
O prémio foi atribuído na sessão de encerramento do RecPad 2014, que teve lugar na Covilhã a 31 de outubro.
Um dos objetivos da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP) passa por promover avanços, na teoria e nas aplicações práticas, da disciplina científica do reconhecimento de padrões. De acordo com esta postura, a APRP institui os Prémios APRP Melhor Tese de Mestrado e Melhor Tese de Doutoramento, com a finalidade de distinguir trabalhos de mérito elevado na área de Reconhecimento de Padrões, estimulando jovens investigadores portugueses a divulgarem os seus trabalhos.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: INESC Porto.