Artigo sobre aplicação RetinaCAD ganha prémio de melhor poster
O artigo “RetinaCAD - Retinal Computer-Aided Diagnosis System”, que tem como autores o investigador do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) do INESC TEC, Aurélio Campilho, e ainda Ana Maria Mendonça (Instituto de Engenharia Biomédica - INEB - e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP), Behdad Dashtbozorg (INEB e FEUP), Susana Penas (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto - FMUP - e Centro Hospitalar São João) e Jorge Polónia (FMUP e Hospital Pedro Hispano), ganhou o prémio de melhor poster na 20th edition of the Portuguese Conference on Pattern Recognition (RecPad 2014).
O trabalho apresenta uma aplicação automática que fornece várias funções de análise de imagem da retina, nomeadamente de segmentação dos vasos, estimativa da largura dos vasos, classificação da artéria/veia e segmentação do disco ótico. Designado de RetinaCAD, o sistema, de fácil utilização, é capaz de detetar, medir e classificar automaticamente os dois principais pontos de referência da retina, do disco ótico e os vasos. O RetinaCAD consegue medir características vasculares que servem de indicadores para doenças sistémicas predominantes.
A RecPad 2014 realizou-se na Covilhã a 31 de outubro e incluiu apenas uma sessão de abertura e sessões de posters que culminaram com a atribuição dos prémios de melhor poster e de melhor tese de mestrado e doutoramento.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.