BIP Vintage
Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 14 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.
INESC Porto torna-se Laboratório Associado do MCT (BIP nº2, março de 2002)
O INESC Porto assinou um contrato-programa com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, passando assim a ter o estatuto de Laboratório Associado do Ministério da Ciência e Tecnologia. Só podem obter este estatuto as instituições de investigação "de mérito elevado reconhecido em avaliações externas que mostrem capacidade para cooperar, de forma estável, competente e eficaz, na prossecução de objectivos específicos da política científica e tecnológica nacional". Ou seja, estamos todos de parabéns!
A cerimónia
No primeiro dia de Março, no átrio de entrada do edifício do INESC Porto na Praça da República, era notório o ambiente de boa disposição e de uma certa apreensão. Afinal, não é todos os dias que se recebe a visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago.
Quando o ministro chegou, teve início a cerimónia da assinatura do contrato com a FCT, que tornaria o INESC Porto Laboratório Associado do MCT.
Além do ministro, que presidiu à mesa, estiveram presentes o presidente da FCT, Luís Magalhães, o reitor da Universidade do Porto, Novais Barbosa, o vice-presidente do Conselho Científico da FEUP, Álvaro Cunha, e o presidente do INESC Porto, Pedro Guedes de Oliveira, entre outras personalidades ligadas à ciência e tecnologia.
O contrato só foi assinado depois do discurso dos ilustres que integraram a mesa, incluindo um positivo discurso de Mariano Gago que a muitos agradou.
O discurso
"Pareceu-me um discurso adequado ao momento e que deixou transparecer uma imagem duma política que parece bem preparada, consequente e serena dum bom ministro", afirmou José Soeiro Ferreira da UESP, um dos presentes na cerimónia.
Na opinião de José Luís Santos, coordenador da UOSE, o discurso teve "20% de circunstância e 80% resultado de reflexão profunda dum ministro que ficará na história da Ciência e da Tecnologia em Portugal". Mais sintético, Luís Carneiro da UESP, considerou o discurso "na letra inspirado e no conteúdo adequado e motivador".
Exímia na arte do resumo, Ana Viana da UESP, afirmou simplesmente que "o ministro teve o discurso adequado a cerimónias deste tipo: relembrou o que houve de melhor e pior no passado da instituição e transmitiu uma mensagem de confiança no desempenho futuro do INESC Porto, lembrando no entanto que, ao adquirir o estatuto de Laboratório Associado, este passa a ter obrigações acrescidas no plano cientifico nacional e internacional".
Após a assinatura, os convidados visitaram a Unidade de Sistemas de Energia, ou mais especificamente, o projecto Aplicações Avançadas para DMS (Distribution Management Systems) desenvolvido para a EFACEC e outros relacionados com o planeamento energético regional com tecnologia SIG (Sistemas de Informação Geográfica).
Ainda na sala da USE, o ministro e os restantes convidados puderam assistir à apresentação de projectos da USIC baseados em sistemas de informação geográfica, tais como o SIMAT (Sistemas de Informação Municipais - Aplicações Técnicas) e o SINUP (Sistema de Informação Urbana do Porto).
Na área de telecomunicações e multimédia, foram apresentados os projectos ORBIT (Object Reconfigurable Broadcast Infrastructure Trial) e G-FORS (Generic Format for Storage), o que levou a algumas trocas de ideias sobre telecomunicações.
Em todas as apresentações, o ministro e os convidados mostraram-se atentos, interessados e dialogantes, sendo de realçar o sentido de humor de Mariano Gago, que proporcionou vários momentos de riso e boa disposição entre os presentes.
O nosso mérito
Segundo a definição do MCT, "um Laboratório Associado é uma instituição de investigação de mérito elevado reconhecido em avaliações externas, segundo critérios de qualidade internacional."
Mas não é só. O MCT avalia igualmente "a capacidade da instituição para cooperar, de forma estável, competente e eficaz, na prossecução de objectivos específicos da política científica e tecnológica nacional".
No final de 1999, o INESC Porto foi avaliado por uma comissão internacional de cientistas nomeada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e recebeu a classificação máxima: excelente. Agora, deu mais um passo em frente ao tornar-se Laboratório Associado do MCT. Parabéns a todos!
BIP nº2, março de 2002. Veja o original aqui.