Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Marcos rosa dos santos, engenheiro de operação e lÍder da frente dms (projeto oms/dms/mwm) – AES ELETROPAULO
-
"O projeto denominado SIMULESP, desenvolvido pela UNISANTA em parceria com o INESC TEC, tem extrema importância nas operações da AES Eletropaulo, pois este sistema oferece cenários de recomposição da rede de subtransmissão pós desligamento, seja por relés de proteção com atuação automática, seja manualmente por necessidade de corte de carga."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
A UNISANTA (Universidade Santa Cecília, São Paulo, Brasil) tem participado de projetos relevantes na AES Eletropaulo, tanto no departamento de Engenharia, como no departamento de Operações.
A parceria da Unisanta com o INESC Porto foi reconhecida pela AES Eletropaulo como um ganho para o projeto SIMULESP, dada a importância operacional deste desenvolvimento para o Departamento de Operações, além do reconhecimento da relevante contribuição de uma instituição de renome no segmento de Inteligência Artificial com Redes Neurais, através de seu competente corpo técnico de investigadores e docentes.
A UNISANTA tem sido uma grande parceira nos segmentos tecnológicos e de investigação e desenvolvi-mento, apresentando soluções factíveis através de uma relação ganha-ganha, com profissionais extrema-mente capacitados e dedicados.
Áreas de Negócio
Distribuição de Energia Elétrica.
Ano em que colaborou com o INESC TEC
Desde 2008.
Título do projeto
SIMULESP (Sistema para auxiliar a operação de redes de sub-transmissão de energia eléctrica numa situação de contingência).
Centro(s) do INESC TEC com que colaborou
LIAAD e CPES.
Responsável pelo projeto (INESC TEC)
Alexandre Rocco.
Testemunho relativo ao Projeto
O projeto denominado SIMULESP (Sistema Especialista para Tomada de Decisão em Tempo Real), desenvolvido pela UNISANTA em parceria com o INESC TEC, tem extrema importância nas operações da AES Eletropaulo, pois este sistema oferece cenários de recomposição da rede de subtransmissão pós desligamento, seja por relés de proteção com atuação automática, seja manualmente por necessidade de corte de carga.
Atualmente, devido a políticas empresariais e mercadológicas, a geração dos profissionais com maior experiência está a ser substituída por uma nova geração de profissionais com outras habilidades, não tão focadas e direcionadas quanto a geração anterior, dada a necessidade de flexibilização de tarefas em tempo real. Neste contexto, quando o sistema de subtransmissão necessita de corte de carga ou mesmo quando entra em colapso ou por alguma anomalia, através de um processo envolvendo a Lógica Paraconsistente, que para esta empresa foi inovadora, o SIMULESP atua e, através de um complexo algoritmo (pois envolve diversas subestações de energia, linhas de subtransmissão, estações transformadoras de distribuição, transformadores transformadores de potência, barramentos e, inclusive, disjuntores de alimentadores de distribuição), compõe, simultanemanete e em um curto período de tempo, cenários de recomposição das cargas inter-rompidas, tanto em linhas de alta tensão, quanto nas estações de distribuição.
O Sistema oferece diversos cenários de recomposição, considerando o montante de carga a ser restabele-cido, bem como o comportamento do sistema nas próximas horas, onde o técnico de operação poderá escolher o melhor entre eles, visando critérios técnicos, operacionais, incluive focando os indicadores de continuidade e qualidade, que são regulados pela ANEEL. Um grande ganho com o projeto SIMULESP foi o Previsor de Carga, onde esta ferramenta é capaz de realizar previsões de carregamentos para equipamentos do sistema, considerando valores para as próximas horas e dias. Esta ferramenta pode ser utilizada tanto na operação do tempo real, como nos departamentos de Programação da Operação e Pós Operação, inclusive com o planeamento proativo de ações de manutenção centrado na confiabilidade.