Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AES Eletropaulo, pela voz de Marcos Rosa dos Santos.

Fora de Série

"Participar na criação de um grupo desde a raiz, interagir com pessoas inteligentes e competentes, participar em vários projetos pioneiros (...) tem sido a garantia de uma integração plena e uma experiência fantástica", Sérgio Tafula (C-BER)

A Vós a Razão

"Many INESC TEC units have different competences linked with these requirements, and as such we have the opportunity to create a framework to enhance fruitful collaborations in analytics", Luís Guimarães (CEGI)

Asneira Livre

"No INESC TEC, tive a oportunidade de encontrar e conhecer pessoas de diversas nacionalidades, além de me sentir acolhido de todas as vezes que precisei de ajuda em diversas áreas do conhecimento." Mauro Sérgio Pinto (CPES)

Galeria do Insólito

“Se as fontes de energia fóssil (carvão, petróleo, gás) se obtêm escavando o chão, será que as fontes renováveis se obtêm escavando o teto?”

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Relembre ou surpreenda-se com alguns momentos históricos do INESC TEC noticiados em edições anteriores do BIP.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigador do INESC TEC vence “Prémio Inclusão e Literacia Digital” da FCT

O investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, e professor associado na área da Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Ramiro Gonçalves, venceu o “Prémio Inclusão e Literacia Digital”, instituído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com o projeto ”Barómetro da acessibilidade Web em Portugal”.

O projeto pretendeu impulsionar a melhoria dos níveis de acessibilidade Web em Portugal. Num país em que 70% da população acede à Internet com regularidade, torna-se crítico que se desenvolvam sítios Web acessíveis. De acordo com o W3C (World Wide Web Consortium - a principal organização de padronização da World Wide Web) uma das causas mais comuns para a falta de acessibilidade prende-se com os níveis de desconhecimento dos criadores de conteúdos Web (informáticos, consultores IT/IS, empresas) e dos gestores das organizações sobre esta questão.

Para melhorar esta realidade os investigadores realizaram, neste projeto, estudos avaliativos, criaram um barómetro da acessibilidade e emitiram um conjunto de recomendações e boas práticas com métodos, abordagens e técnicas a serem implementadas por estes profissionais de forma a incrementar a acessibilidade Web.

Para o investigador, que vem desenvolvendo estudos nesta área desde 2007, o prémio significa “o reconhecimento pelo conjunto alargado de estudos e iniciativas desenvolvidos até agora”, mas também “a oportunidade de prosseguir os trabalhos de investigação e divulgação nesta temática, tentando cumprir o propósito de incrementar os níveis de acessibilidade Web em Portugal”, afirma.

O Prémio Inclusão e Literacia Digital distingue projetos altamente meritórios na área de inclusão e literacia digitais, que se configurem como modelos de boas práticas. A distinção tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e implementação de ideias inovadoras, e ainda para estimular a partilha e disseminação de modelos de boas práticas. Este ano foram distinguidos 17 projetos.

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: UTAD.