Artigo INESC TEC distinguido com “Best Student Paper Award”
O artigo "oAdaBoost - An AdaBoost Variant for Ordinal Classification” dos investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC João Costa (antigo colaborador) e Jaime Cardoso foi distinguido na International Conference on Pattern Recognition Applications and Methods (ICPRAM) 2015 com um “Best Student Paper Award”.
No trabalho é investigado o potencial de métodos de combinação (ensemble methods) para classificação de dados ordinais e generalizado um método recentemente proposto que segue este paradigma. A classificação de dados ordinais traduz-se essencialmente na previsão de categorias de escala ordinal e pode ter diversas aplicações em domínios da vida real, onde a avaliação humana desempenha um papel importante. Pode auxiliar, por exemplo, na escolha de uma música, roupa ou refeição num restaurante - situações que requerem que o utilizador compare ou classifique artigos por forma a escolher aquele que mais se lhe adequa. A um nível mais complexo, a classificação de dados ordinais pode ser útil em sistemas de apoio à negociação de ações, onde se quer prever a possibilidade de comprar, manter ou vender uma ação.
O artigo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (MIEIC/FEUP) do aluno João Costa, que teve como orientador Jaime Cardoso.
O ICPRAM 2015 teve lugar em Lisboa de 10 a 12 de janeiro. Trata-se de um fórum que reúne investigadores e profissionais nas áreas de reconhecimento de padrões, nas perspetivas teóricas e de aplicação.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm ligação às seguintes entidades parceiras: FEUP.