Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AES Eletropaulo, pela voz de Marcos Rosa dos Santos.

Fora de Série

"Participar na criação de um grupo desde a raiz, interagir com pessoas inteligentes e competentes, participar em vários projetos pioneiros (...) tem sido a garantia de uma integração plena e uma experiência fantástica", Sérgio Tafula (C-BER)

A Vós a Razão

"Many INESC TEC units have different competences linked with these requirements, and as such we have the opportunity to create a framework to enhance fruitful collaborations in analytics", Luís Guimarães (CEGI)

Asneira Livre

"No INESC TEC, tive a oportunidade de encontrar e conhecer pessoas de diversas nacionalidades, além de me sentir acolhido de todas as vezes que precisei de ajuda em diversas áreas do conhecimento." Mauro Sérgio Pinto (CPES)

Galeria do Insólito

“Se as fontes de energia fóssil (carvão, petróleo, gás) se obtêm escavando o chão, será que as fontes renováveis se obtêm escavando o teto?”

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Relembre ou surpreenda-se com alguns momentos históricos do INESC TEC noticiados em edições anteriores do BIP.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Artigo INESC TEC distinguido com “Best Student Paper Award”

O artigo "oAdaBoost - An AdaBoost Variant for Ordinal Classification” dos investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC João Costa (antigo colaborador) e Jaime Cardoso foi distinguido na International Conference on Pattern Recognition Applications and Methods (ICPRAM) 2015 com um “Best Student Paper Award”.

No trabalho é investigado o potencial de métodos de combinação (ensemble methods) para classificação de dados ordinais e generalizado um método recentemente proposto que segue este paradigma. A classificação de dados ordinais traduz-se essencialmente na previsão de categorias de escala ordinal e pode ter diversas aplicações em domínios da vida real, onde a avaliação humana desempenha um papel importante. Pode auxiliar, por exemplo, na escolha de uma música, roupa ou refeição num restaurante - situações que requerem que o utilizador compare ou classifique artigos por forma a escolher aquele que mais se lhe adequa. A um nível mais complexo, a classificação de dados ordinais pode ser útil em sistemas de apoio à negociação de ações, onde se quer prever a possibilidade de comprar, manter ou vender uma ação.

O artigo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (MIEIC/FEUP) do aluno João Costa, que teve como orientador Jaime Cardoso.

O ICPRAM 2015 teve lugar em Lisboa de 10 a 12 de janeiro. Trata-se de um fórum que reúne investigadores e profissionais nas áreas de reconhecimento de padrões, nas perspetivas teóricas e de aplicação.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm ligação às seguintes entidades parceiras: FEUP.