Workshop discute a criação de redes de fornecedores para a indústria aeronáutica
O Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC foi um dos organizadores e participantes do workshop “Fostering Global Supply Networks for the Aeronautics Industry in Portugal”, que teve lugar no INESC TEC no dia 16 de janeiro. Na sessão foram analisadas questões críticas do desenvolvimento aeronáutico, tais como o contributo das pequenas empresas de base tecnológica para a indústria aeronáutica e a aplicação da impressão metálica 3D ao setor.
Este workshop foi o primeiro de uma série de debates, intitulada “Innovation in Aeronautics Roundtables”, onde se pretende estimular a discussão entre os participantes e reunir pontos de vista complementares no que diz respeito a resultados de investigação na área e oportunidades e desafios enfrentados pela indústria aeronáutica.
A série de debates está a ser organizada no âmbito da Iniciativa Empreendedora de Investigação (ERI) “Dinâmicas de inovação em aeronáutica e na Embraer em Évora: Uma plataforma distribuída para iniciativas empresariais, emprego e desenvolvimento de competências”, lançada pelo Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Esta ERI tem como objetivo estudar a formação de redes de fornecimento do setor aeronáutico, os avanços e desafios tecnológicos deste setor e as competências necessárias para que as fábricas se tornem centros de excelência. O projeto foi impulsionado pela instalação das duas fábricas da Embraer em Évora e pretende capacitar redes de fornecedores em Portugal para o fornecimento da indústria aeronáutica em geral.
A equipa de investigadores do INESC TEC envolvidos neste projeto é composta por Ana Cristina Barros, Cláudio Santos, Dario Messina, António Lucas Soares, Américo Azevedo e Jorge Pinho de Sousa. A nível nacional, o projeto conta ainda com os contributos do Center for Innovation, Technology and Policy Research (IN+) do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST/UL); Universidade Carnegie Mellon (CMU); Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) do Instituto Superior Técnico; Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA) e Embraer Portugal.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.