Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AES Eletropaulo, pela voz de Marcos Rosa dos Santos.

Fora de Série

"Participar na criação de um grupo desde a raiz, interagir com pessoas inteligentes e competentes, participar em vários projetos pioneiros (...) tem sido a garantia de uma integração plena e uma experiência fantástica", Sérgio Tafula (C-BER)

A Vós a Razão

"Many INESC TEC units have different competences linked with these requirements, and as such we have the opportunity to create a framework to enhance fruitful collaborations in analytics", Luís Guimarães (CEGI)

Asneira Livre

"No INESC TEC, tive a oportunidade de encontrar e conhecer pessoas de diversas nacionalidades, além de me sentir acolhido de todas as vezes que precisei de ajuda em diversas áreas do conhecimento." Mauro Sérgio Pinto (CPES)

Galeria do Insólito

“Se as fontes de energia fóssil (carvão, petróleo, gás) se obtêm escavando o chão, será que as fontes renováveis se obtêm escavando o teto?”

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Relembre ou surpreenda-se com alguns momentos históricos do INESC TEC noticiados em edições anteriores do BIP.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Centro do INESC TEC premeia ideias de investigação em concurso interno

O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC premiou três ideias de projetos inovadores que vão ser desenvolvidos ao longo deste ano no Laboratório Associado. O objetivo do “Concurso Investigador-Empreendedor”, que tem em 2014/2015 a primeira edição, é incentivar os investigadores do CTM a lançarem novos projetos de base científica e tecnológica que levem, eventualmente, à criação de spin-offs. Este Centro quer encorajar o aparecimento de ideias multidisciplinares e que possam ter aplicação industrial.

Os três projetos vencedores focam três áreas distintas: investigação na área do cancro da mama, música e marketing digital. Foram selecionados de acordo com vários indicadores: potencial de mercado; viabilidade, relevância, originalidade e criatividade.

Liderado por Hélder Oliveira, o trabalho “A Serious Game Approach for Upper Body Morbidity Assessment and Prevention of Breast Cancer Patients” pretende desenvolver novas metodologias de estudo e avaliação da morbidez dos membros superiores do corpo, algo que afeta grande parte dos pacientes que se submeteram a tratamentos ao cancro da mama, através da criação de uma ferramenta para ajudar as pacientes e profissionais de saúde, para ser utilizada num modelo de reabilitação especializado e numa abordagem preditiva do linfedema. Já a proposta representada por Rui Penha “Bridging the gap between performers and the audience using networked smartphones” procura desenvolver uma solução para explorar o uso em larga escala de smartphones num concerto de música, com o objetivo de interligar artistas e público. Finalmente, Kelwin Correia e a restante equipa apresentaram o projeto “Real-Time Bidding for Public Spaces”. Recorrendo a algoritmos de visão computacional, o trabalho pretende criar métricas, com base na reação do público exposto a um anúncio digital outdooor, que ajudem a melhorar as vendas em tempo real.

A ideia é que estes projetos sejam amadurecidos até setembro, altura em que deverão entrar na fase de desenvolvimento de protótipo. Cada projeto foi premiado com cinco mil euros, que deverão auxiliar à sua concretização.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: FEUP e INESC Porto.