Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AES Eletropaulo, pela voz de Marcos Rosa dos Santos.

Fora de Série

"Participar na criação de um grupo desde a raiz, interagir com pessoas inteligentes e competentes, participar em vários projetos pioneiros (...) tem sido a garantia de uma integração plena e uma experiência fantástica", Sérgio Tafula (C-BER)

A Vós a Razão

"Many INESC TEC units have different competences linked with these requirements, and as such we have the opportunity to create a framework to enhance fruitful collaborations in analytics", Luís Guimarães (CEGI)

Asneira Livre

"No INESC TEC, tive a oportunidade de encontrar e conhecer pessoas de diversas nacionalidades, além de me sentir acolhido de todas as vezes que precisei de ajuda em diversas áreas do conhecimento." Mauro Sérgio Pinto (CPES)

Galeria do Insólito

“Se as fontes de energia fóssil (carvão, petróleo, gás) se obtêm escavando o chão, será que as fontes renováveis se obtêm escavando o teto?”

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Relembre ou surpreenda-se com alguns momentos históricos do INESC TEC noticiados em edições anteriores do BIP.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC integra consórcio ‘Raw Materials’ do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia

O INESC TEC é o único centro de investigação português a fazer parte do consórcio ‘Raw Materials’ selecionado recentemente pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Três anos depois de criar os Centros de Excelência Distribuídos (CED) ou, em inglês, Knowledge Innovation Communities (KICs), nas áreas de alterações climáticas, energias renováveis e TIC, as ‘Raw Matters’ são a nova aposta do EIT, onde Portugal se faz representar pelo INESC TEC.

Para esta parceria pan-europeia, que conta com mais de 100 parceiros de topo de 22 países da União Europeia, representando indústria, investigação e academia, o INESC TEC vai contribuir com tecnologia robótica que permita a extração e exploração profunda de minério debaixo de água.

O EIT Raw Materials é a parceria mais forte alguma vez criada para o setor das matérias-primas, cujo objetivo é fortalecer a inovação através da introdução de novas soluções, produtos e serviços para uma exploração, extração, processamento, reciclagem e substituição sustentável das matérias-primas. O EIT pretende, no fundo, tornar o desafio da dependência em matérias-primas numa força estratégica europeia.

“Este é um setor estratégico para Portugal, como definido na Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020, pela existência de riquezas minerais no país, em terra e no mar, onde existe necessidade de desenvolver tecnologias para as explorar de forma viável, pelo que a nossa participação neste consórcio é de extrema importância não só para o INESC TEC, mas também para a investigação nacional nesta área”, explica José Manuel Mendonça, presidente do INESC TEC.

O KIC Raw Materials vai estar sediado em Berlim e em seis outros centros além-fronteiras em Wroclaw (Polónia), Espoo (Finlândia), Leuven (Bélgica), Lulea (Suécia), Metz (França) e Roma (Itália), sendo que o INESC TEC vai estar associado ao centro belga.

Este consórcio, através dos seus resultados técnicos científicos, visa criar impacto económico e social, desenvolver novos negócios e oportunidades de negócio, fomentar tomadores de risco e empreendedores que contribuam para um crescimento económico sustentável destas áreas. Por sua vez, toda esta operação vai incentivar a competitividade do setor europeu das matérias-primas e gerar novos empregos altamente qualificados.

Até 2020 as metas do consórcio passam por apoiar e desenvolver mais de 40 ideias incubadas, criar 16 start-ups, formar mais de mil mestres e doutorados e atingir mais de 70 patentes comercializadas.

A participação do INESC TEC neste KIC está incluída nos objetivos da infraestrutura TEC4SEA, reconhecida pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) como infraestrutura nacional de interesse estratégico, em particular, está a ser desenvolvido o projeto ‘Turtle’, um sistema autónomo de tecnologia de duplo uso para o mar profundo.

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.