Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AES Eletropaulo, pela voz de Marcos Rosa dos Santos.

Fora de Série

"Participar na criação de um grupo desde a raiz, interagir com pessoas inteligentes e competentes, participar em vários projetos pioneiros (...) tem sido a garantia de uma integração plena e uma experiência fantástica", Sérgio Tafula (C-BER)

A Vós a Razão

"Many INESC TEC units have different competences linked with these requirements, and as such we have the opportunity to create a framework to enhance fruitful collaborations in analytics", Luís Guimarães (CEGI)

Asneira Livre

"No INESC TEC, tive a oportunidade de encontrar e conhecer pessoas de diversas nacionalidades, além de me sentir acolhido de todas as vezes que precisei de ajuda em diversas áreas do conhecimento." Mauro Sérgio Pinto (CPES)

Galeria do Insólito

“Se as fontes de energia fóssil (carvão, petróleo, gás) se obtêm escavando o chão, será que as fontes renováveis se obtêm escavando o teto?”

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Relembre ou surpreenda-se com alguns momentos históricos do INESC TEC noticiados em edições anteriores do BIP.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Galeria do Insólito

UM DIA O TETO VAI ABAIXO... OU SÓ UMA QUESTÃO DE CRIATIVIDADE

Apesar da azáfama que se vive no Centro de Sistemas de Energia (CPES), os investigadores mantêm-se firmes e não cedem à pressão. O mesmo não se pode dizer do teto de um dos gabinetes do centro, que tem vindo a desfazer-se, deixando para trás uma cratera só comparável aos buracos da entrada do parque do INESC TEC.

Relatos e explicações rocambolescas para o sucedido não tardaram a chegar ao BIP. Há quem diga que este buraco no teto é fruto de uma das experiências do CPES no âmbito da energia. O resultado pode parecer estranho, mas a pergunta que motivou a investigação é relevante e poderá valer um Nobel ao INESC TEC: “Se as fontes de energia fóssil (carvão, petróleo, gás) se obtêm escavando o chão, será que as fontes renováveis se obtêm escavando o teto?”. Deixamos o leitor a pensar sobre isto…

Entretanto, no CPES, o perigo de os tetos continuarem a cair não parece assustar ninguém. Pelo contrário, a possibilidade de os investigadores passarem a trabalhar de capacete é vista com bons olhos, principalmente entre os mais afetados pela calvície. Quanto às crateras que se poderão vir a formar no teto, são encaradas como uma oportunidade para se instalar um ar condicionado que funcione.