Galeria do Insólito
UM DIA O TETO VAI ABAIXO... OU SÓ UMA QUESTÃO DE CRIATIVIDADE
Apesar da azáfama que se vive no Centro de Sistemas de Energia (CPES), os investigadores mantêm-se firmes e não cedem à pressão. O mesmo não se pode dizer do teto de um dos gabinetes do centro, que tem vindo a desfazer-se, deixando para trás uma cratera só comparável aos buracos da entrada do parque do INESC TEC.
Relatos e explicações rocambolescas para o sucedido não tardaram a chegar ao BIP. Há quem diga que este buraco no teto é fruto de uma das experiências do CPES no âmbito da energia. O resultado pode parecer estranho, mas a pergunta que motivou a investigação é relevante e poderá valer um Nobel ao INESC TEC: “Se as fontes de energia fóssil (carvão, petróleo, gás) se obtêm escavando o chão, será que as fontes renováveis se obtêm escavando o teto?”. Deixamos o leitor a pensar sobre isto…
Entretanto, no CPES, o perigo de os tetos continuarem a cair não parece assustar ninguém. Pelo contrário, a possibilidade de os investigadores passarem a trabalhar de capacete é vista com bons olhos, principalmente entre os mais afetados pela calvície. Quanto às crateras que se poderão vir a formar no teto, são encaradas como uma oportunidade para se instalar um ar condicionado que funcione.