Kyaia instala protótipo com ajuda do INESC TEC que permite produção de sapatos par a par
Encomendar um par de sapatos à sua medida online e recebê-lo em casa em menos de 24 horas já é possível. Graças a uma parceria entre empresas de base tecnológica e instituições de I&D, entre elas o INESC TEC, a tecnologia que permite a produção unitária de calçado já está instalada na Kyaia, fábrica de Guimarães.
A nova solução de produção de calçado personalizado em 24 horas foi desenvolvida no âmbito do projeto HighSpeedShoeFactory (“Modelo de Produção de Calçado Personalizado”), que veio alterar a forma de funcionamento desta indústria.
Tradicionalmente caracterizada por unidades produtivas constituídas por secções de corte, costura, montagem e acabamento, separadas entre si e com processos de organização e gestão autónomas, com este novo modelo organizacional que permite a produção par a par, a indústria passa a ter um fluxo único de produção, composto por sistemas de distribuição automatizada integrados com sistemas de corte automatizado e controlo automatizado online dos fluxos dos produtos e processo.
Com esta nova tecnologia, os sistemas de produção tornam-se mais flexíveis e preparados para a produção de pequenas quantidades e grande variedade de modelos em produção simultânea, na medida em que a unidade está totalmente automatizada e interligada por transportadores que asseguram o fluxo das matérias-primas e do produto nos seus vários estádios. A nova solução representa melhorias a nível da eficiência, flexibilidade e layout, o que se traduz no aumento da produtividade da fábrica.
Apoiado pelo Compete, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, este foi um dos projetos desenvolvidos no âmbito do ShoeInov, a rede de inovação do sector do calçado. O HighSpeedShoeFactory foi liderado pela Kyaia, desenvolvido pelo Flowmat - Sistemas Industriais; Silva e Ferreira; Creativesystems; CEI - Companhia de Equipamentos Industriais; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Centro Tecnológico do Calçado de Portugal. No CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais do INESC TEC o projeto teve a participação de Rui Rebelo, Pedro Ribeiro, Parisa Sadeghi, José Soeiro, Miguel Gomes e Américo Azevedo.