Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AES Eletropaulo, pela voz de Marcos Rosa dos Santos.

Fora de Série

"Participar na criação de um grupo desde a raiz, interagir com pessoas inteligentes e competentes, participar em vários projetos pioneiros (...) tem sido a garantia de uma integração plena e uma experiência fantástica", Sérgio Tafula (C-BER)

A Vós a Razão

"Many INESC TEC units have different competences linked with these requirements, and as such we have the opportunity to create a framework to enhance fruitful collaborations in analytics", Luís Guimarães (CEGI)

Asneira Livre

"No INESC TEC, tive a oportunidade de encontrar e conhecer pessoas de diversas nacionalidades, além de me sentir acolhido de todas as vezes que precisei de ajuda em diversas áreas do conhecimento." Mauro Sérgio Pinto (CPES)

Galeria do Insólito

“Se as fontes de energia fóssil (carvão, petróleo, gás) se obtêm escavando o chão, será que as fontes renováveis se obtêm escavando o teto?”

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Relembre ou surpreenda-se com alguns momentos históricos do INESC TEC noticiados em edições anteriores do BIP.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Kyaia instala protótipo com ajuda do INESC TEC que permite produção de sapatos par a par

Encomendar um par de sapatos à sua medida online e recebê-lo em casa em menos de 24 horas já é possível. Graças a uma parceria entre empresas de base tecnológica e instituições de I&D, entre elas o INESC TEC, a tecnologia que permite a produção unitária de calçado já está instalada na Kyaia, fábrica de Guimarães.

A nova solução de produção de calçado personalizado em 24 horas foi desenvolvida no âmbito do projeto HighSpeedShoeFactory (“Modelo de Produção de Calçado Personalizado”), que veio alterar a forma de funcionamento desta indústria.

Tradicionalmente caracterizada por unidades produtivas constituídas por secções de corte, costura, montagem e acabamento, separadas entre si e com processos de organização e gestão autónomas, com este novo modelo organizacional que permite a produção par a par, a indústria passa a ter um fluxo único de produção, composto por sistemas de distribuição automatizada integrados com sistemas de corte automatizado e controlo automatizado online dos fluxos dos produtos e processo.

Com esta nova tecnologia, os sistemas de produção tornam-se mais flexíveis e preparados para a produção de pequenas quantidades e grande variedade de modelos em produção simultânea, na medida em que a unidade está totalmente automatizada e interligada por transportadores que asseguram o fluxo das matérias-primas e do produto nos seus vários estádios. A nova solução representa melhorias a nível da eficiência, flexibilidade e layout, o que se traduz no aumento da produtividade da fábrica.

Apoiado pelo Compete, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, este foi um dos projetos desenvolvidos no âmbito do ShoeInov, a rede de inovação do sector do calçado. O HighSpeedShoeFactory foi liderado pela Kyaia, desenvolvido pelo Flowmat - Sistemas Industriais; Silva e Ferreira; Creativesystems; CEI - Companhia de Equipamentos Industriais; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Centro Tecnológico do Calçado de Portugal. No CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais do INESC TEC o projeto teve a participação de Rui Rebelo, Pedro Ribeiro, Parisa Sadeghi, José Soeiro, Miguel Gomes e Américo Azevedo.