Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Azevedos Indústria, pela voz de Tiago Resende Gomes.

Fora de Série

"O Diogo, com a sua perseverança e dedicação, foi fundamental para o sucesso do projeto, assim como toda a equipa CAP envolvida, e as fritadeiras que se disponibilizaram a colaborar no processo de recolha de amostras", Carla Carmelo Rosa (CAP)

A Vós a Razão

"Como é o INESC TEC para alguém que vem de fora? Nascido e criado na Venezuela, mas sempre “numa casa portuguesa com certeza” onde não faltava ora o bolo do caco, ora a aletria, Portugal foi a primeira opção quando decidi emigrar." Kelwin Fernandes (CTM)

Asneira Livre

"Quando recebi o convite para assinar a rubrica da “Asneira Livre”, a primeira reação foi: isto vai dar Syriza, como quem diz, vai dar Asneira.", Hugo Choupina (C-BER)

Galeria do Insólito

Segundo apurou o BIP, uma funcionária do INESC TEC foi surpreendida com uma declaração de amor durante o trabalho...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

Tiago Resende Gomes, Azevedos Indústria – Máquinas e Equipamentos Industriais, S.A

  • "A participação em projetos com o INESC TEC proporciona a introdução de conceitos out-of-the-box, proporciona o desenvolvimento de novos bens e serviços, os quais são responsáveis pelo alcance de vantagens competitivas e diferenciadoras em relação à concorrência, permitindo um posicionamento extremamente competitivo no mercado."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

A Azevedos Indústria e o INESC TEC têm colaborado continuamente desde 2006. A colaboração teve início com o projeto europeu KOBAS (FP6 - Knowledge Based Customized Services for Traditional Manufacturing Sectors provided by a Network of High Tech SMEs), que decorreu entre 2006 e 2008. Após um hiato de cerca de 2 anos, em 2011 assistiu-se a nova colaboração num outro projeto europeu – ADVENTURE (FP7 - Adaptative Virtual Enterprise Manufacturing Environment). Presentemente, encontra-se a decorrer o projeto europeu FOCUS (FP7 - Advances in Forestry Control and Automation Systems in Europe), que teve início em 2014 e que é liderado pelo INESC TEC.

Áreas de Negócio

Máquinas e equipamentos industriais

Ano em que colaborou com o INESC TEC

Desde 2006

Título do projeto

IV LAB, KOBAS, ADVENTURE, FOCUS

Centro(s) do INESC TEC com que colaborou

CESE e CROB

Responsável pelo projeto (INESC TEC)

Américo Azevedo, Alexandra Marques, Jorge Pinho de Sousa, Luís Carneiro, Paula Silva

Testemunho relativo ao Projeto

O primeiro projeto da Azevedos Indústria com o INESC TEC consistiu no projeto europeu KOBAS, ainda do Framework Programme 6 (FP6). Este projeto teve como principal objetivo dotar os equipamentos industriais de inteligência e diferentes “competências” embebendo nos mesmos conceitos totalmente inovadores tais como: módulos de planeamento e escalonamento de ordens de fabrico, módulos de manutenção e formação interativa, módulos de realidade aumentada, módulos de simulação. Estes módulos conferiam assim aos equipamentos industriais, a capacidade não só de produzir peças, mas também de poder “comunicar” e auxiliar o trabalho desempenhado por um qualquer utilizador.

Por sua vez, o projeto ADVENTURE suportado no conceito das Factories of the Future (FoF) e do Internet of Things tinha como visão: o aumento da flexibilidade e da rapidez de decisão, no que diz respeito com os processos de negócio associados a uma potencial encomenda. Desta forma, a satisfação de uma encomenda significa a criação e posterior coordenação de uma fábrica virtual, totalmente gerida pela Plataforma Adventure.

No contexto deste projeto, a Azevedos Indústria desenvolveu um conceito designado por Smart-Object-for-Manufacturing (SO4M), o qual tem como finalidade integrar o equipamento com tecnologia atual dos tablets e smartphones, smart watch, colocando o equipamento a comunicar diferentes tipos de eventos, associados com um conjunto de regras pré-definidas pelo utilizador e que estão constantemente a ser monitorizadas, através dos sensores instalados no equipamento.

A comunicação dos eventos aumentará a agilidade na resposta aos mesmos, por parte do Diretor de Operações e/ou do Diretor Fabril. O projeto mais recente, FOCUS, tem em vista a automatização, a melhoria de processos e a implementação da cultura Lean ao longo de toda uma cadeia de valor. Neste projeto, a Azevedos Indústria lidera uma Work Package e também um pilot case especificamente direcionado para a indústria transformadora da cortiça. No âmbito deste projeto, encontram-se em desenvolvimento um software de gestão e coordenação do stock de matéria-prima e do stock de produto em curso de fabrico (rolhas de cortiça), dois protótipos industriais com funcionalidades distintas e três Lean games, com o objetivo de se exemplificar a metodologia de aplicação e as mais-valias da implementação da cultura/princípios Lean à fileira da cortiça.

A colaboração da Azevedos Indústria com o INESC TEC, que decorre há sensivelmente 10 anos, é uma colaboração estratégica, sendo o INESC TEC um parceiro de extrema relevância com o qual é essencial continuar a colaborar e manter a relação de proximidade. A participação em projetos com o INESC TEC proporciona a introdução de conceitos out-of-the-box, proporciona o desenvolvimento de novos bens e serviços, os quais são responsáveis pelo alcance de vantagens competitivas e diferenciadoras em relação à concorrência, permitindo um posicionamento extremamente competitivo no mercado.

Para além das vantagens tecnológicas, a participação em projetos europeus de elevada complexidade trouxe inúmeras vantagens ao nível da organização interna, na medida em que tornou possível a transposição de boas práticas de gestão e organização inerentes aos projetos de elevada dimensão, para a organização interna da empresa. A experiência em projetos europeus contribuiu também para a melhoria da gestão/coordenação da relação com o cliente, uma vez que esta evolui cada vez mais no sentido de uma gestão de projetos de I&D (Engineering-to-Order).