Investigador do CISTER eleito Vice-presidente de Grupo Mundial de Peritos em Sistemas Embebidos
Eduardo Tovar, diretor do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real (CISTER), Unidade Associada do INESC TEC, foi recentemente eleito vice-presidente do ACM SIGBED. O seu mandato na direção do grupo de peritos em sistemas embebidos da maior sociedade de computação científica e educativa a nível mundial terá a duração de dois anos, com início a 1 de julho de 2015.
A Association for Computing Machinery (ACM) centra a sua atividade da disponibilização de recursos que apoiem o desenvolvimento da computação enquanto área de conhecimento e atividade de negócio.
Assumindo-se como um promotor do avanço computacional, a ACM criou o Special Interest Group on Embedded Systems (SIGBED) para apoiar a emergente área dos sistemas informáticos embebidos. Atualmente, os sistemas embebidos, considerando quer software, quer hardware, constituem mais de 90% dos sistemas computacionais, estimando-se que em 2020 atinjam entre cinco a dez sistemas por cada habitante do planeta.
Com esta eleição, a I&D portuguesa nesta área ganha ainda mais projeção e influência internacional. O CISTER e o INESC TEC têm vindo a contribuir de forma significativa, em conjunto com importantes empresas nacionais, nomeadamente a Critical Software, ISA, GMV Skysoft, EFACEC, Embraer Portugal, entre outras, para a internacionalização da I&D e inovação portuguesa nesta área de crescente importância.
O diretor do centro de investigação associado ao INESC TEC e ISEP considera que a notícia é “sem dúvida um reconhecimento do trabalho desenvolvido até hoje por toda a equipa de investigadores que nos ajudou a crescer e a posicionar entre os líderes mundiais na área de sistemas computacionais embebidos e tempo-real”.
O CISTER concentra a sua atividade em torno da análise, conceção e implementação de sistemas computacionais embebidos e de tempo real.
O CISTER e o INESC TEC têm incrementado a sua ação internacional e o CISTER é já um dos principais grupos de investigação a nível europeu na sua área, participando em vários projetos e consórcios indústria-academia, como por exemplo o CONCERTO, EMC2, P-SOCRATES, ENERGAWARE e MANTIS, tendo como parceiros internacionais várias empresas de referência, tal como a Airbus, Ericsson, Ford, Fiat, Honeywell, Infinion, Schneider, Siemens, Thales, Volvo, entre muitas outros.