INESC P&D Brasil na corrida para financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates
No contexto da iniciativa Grandes Desafios Brasil: Desenvolvimento Saudável Para Todas as Crianças, o INESC P&D Brasil apresentou-se como líder de uma proposta de projeto focado na redução da incidência de parto prematuro. O projeto de inovação apresentado pelo INESC P&D Brasil ‘Sonda Espectroscópica Híbrida para Identificação Antecipada de Parto Prematuro’ pretende desenvolver uma sonda espectroscópica híbrida para deteção precoce, não invasiva e em tempo real do parto prematuro, permitindo intervenções médicas oportunas, e concedendo aos ambulatórios brasileiros um instrumento de diagnóstico rápido e confiável. A sonda objeto utilizará a combinação de duas técnicas espectroscópicas integradas, uma elétrica e uma ótica, comunicará via wireless com o software de diagnóstico e terá autonomia energética. Este projeto será realizado através de uma equipa multidisciplinar, integrando todas as áreas de investigação do INESC P&D Brasil.
As propostas aprovadas nesta candidatura passarão por três etapas de avaliação e serão financiadas com recursos no valor global estimado até dois milhões de reais oriundos do orçamento do CNPq (cerca de 550 mil euros), de três milhões de reais oriundos do Ministério da Saúde Brasileiro (cerca de 800 mil euros) e de cinco milhões oriundos da Fundação Bill & Melinda Gates (cerca de 1 milhão de euros). Este projeto conta com a parceria das universidades da Rede INESC Brasil: Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade de São Paulo em São Carlos, Universidade Estadual de Campinas e Universidade do Estado de Santa Catarina. O projeto apresentado pelo INESC P&D Brasil foi um dos 12 projetos aprovados na primeira fase, concorrendo com instituições de renome no Brasil tais como Fundação Oswaldo Cruz, Universidade de São Paulo e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
A Fundação Bill & Melinda Gates é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo central a melhoria das condições de vida, nomeadamente na saúde, e a luta contra a pobreza. A instituição criada em Janeiro de 2000 com sede em Seattle (EUA) gera cerca de 38 bilhões de dólares americanos, dando apoio à investigação e à inovação em áreas como a saúde. A Fundação Bill & Melinda Gates, o CNPq e o Ministério da Saúde Brasileiro formaram uma aliança estratégica em torno de prioridades comuns, lançando o Programa Grandes Desafios Brasil (Grand Challenges Brazil). A primeira iniciativa foi lançada em 2013 e, no final de 2014, foi anunciado o segundo programa de financiamento dessa iniciativa - Grandes Desafios Brasil: Desenvolvimento Saudável Para Todas as Crianças. Este programa visa o desenvolvimento de novas ferramentas para mensurar o desenvolvimento infantil e de novas combinações de abordagens para promover o desenvolvimento infantil, focando na redução do parto prematuro, em deficiências de crescimento e em danos ao desenvolvimento cognitivo.
Créditos fotos: gcgh.grandchallenges.org