Artigo de investigadores do INESC TEC é leitura obrigatória no MIT
João Claro, investigador do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) e administrador do INESC TEC, e Abílio Pacheco, também investigador do CITE, são coautores do artigo “Forest fire management to avoid unintended consequences: A case study of Portugal using system Dynamics”, que desde 2013 é leitura obrigatória na unidade curricular "Introduction to System Dynamics", da Sloan School of Management, no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
No âmbito da primeira aula desta unidade curricular da instituição que protagonizou a criação e o desenvolvimento da Dinâmica de Sistemas, lecionada por John Sterman, um dos mais reputados especialistas a nível mundial na área, os estudantes analisam e discutem este artigo, que se debruça sobre Portugal como caso de estudo.
O artigo resultou do projeto FIRE-ENGINE, financiado pela FCT no âmbito do Programa MIT Portugal. O projeto terminou em maio de 2015, e dele resultaram linhas de orientação e ferramentas para apoiar a melhoria do desempenho do sistema de gestão de incêndios florestais. Estes resultados cobrem de uma forma coesa e integrada a prevenção, o combate, e mesmo a própria gestão florestal, para a qual foi desenvolvida uma ferramenta pioneira na incorporação de considerações de minimização do risco de incêndio.
A autoria do artigo é partilhada com Ross Collins e Richard de Neufville, da Engineering Systems Division do MIT, e Tiago Oliveira, coordenador da Defesa da Floresta Contra Incêndios do grupo Portucel Soporcel.
Créditos foto: flickr
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UP-FEUP e INESC TEC.