Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Azevedos Indústria, pela voz de Tiago Resende Gomes.

Fora de Série

"O Diogo, com a sua perseverança e dedicação, foi fundamental para o sucesso do projeto, assim como toda a equipa CAP envolvida, e as fritadeiras que se disponibilizaram a colaborar no processo de recolha de amostras", Carla Carmelo Rosa (CAP)

A Vós a Razão

"Como é o INESC TEC para alguém que vem de fora? Nascido e criado na Venezuela, mas sempre “numa casa portuguesa com certeza” onde não faltava ora o bolo do caco, ora a aletria, Portugal foi a primeira opção quando decidi emigrar." Kelwin Fernandes (CTM)

Asneira Livre

"Quando recebi o convite para assinar a rubrica da “Asneira Livre”, a primeira reação foi: isto vai dar Syriza, como quem diz, vai dar Asneira.", Hugo Choupina (C-BER)

Galeria do Insólito

Segundo apurou o BIP, uma funcionária do INESC TEC foi surpreendida com uma declaração de amor durante o trabalho...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Artigo de investigadores do INESC TEC é leitura obrigatória no MIT

João Claro, investigador do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) e administrador do INESC TEC, e Abílio Pacheco, também investigador do CITE, são coautores do artigo “Forest fire management to avoid unintended consequences: A case study of Portugal using system Dynamics”, que desde 2013 é leitura obrigatória na unidade curricular "Introduction to System Dynamics", da Sloan School of Management, no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

No âmbito da primeira aula desta unidade curricular da instituição que protagonizou a criação e o desenvolvimento da Dinâmica de Sistemas, lecionada por John Sterman, um dos mais reputados especialistas a nível mundial na área, os estudantes analisam e discutem este artigo, que se debruça sobre Portugal como caso de estudo.

O artigo resultou do projeto FIRE-ENGINE, financiado pela FCT no âmbito do Programa MIT Portugal. O projeto terminou em maio de 2015, e dele resultaram linhas de orientação e ferramentas para apoiar a melhoria do desempenho do sistema de gestão de incêndios florestais. Estes resultados cobrem de uma forma coesa e integrada a prevenção, o combate, e mesmo a própria gestão florestal, para a qual foi desenvolvida uma ferramenta pioneira na incorporação de considerações de minimização do risco de incêndio.

A autoria do artigo é partilhada com Ross Collins e Richard de Neufville, da Engineering Systems Division do MIT, e Tiago Oliveira, coordenador da Defesa da Floresta Contra Incêndios do grupo Portucel Soporcel.

Créditos foto: flickr

 

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UP-FEUP e INESC TEC.