Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Azevedos Indústria, pela voz de Tiago Resende Gomes.

Fora de Série

"O Diogo, com a sua perseverança e dedicação, foi fundamental para o sucesso do projeto, assim como toda a equipa CAP envolvida, e as fritadeiras que se disponibilizaram a colaborar no processo de recolha de amostras", Carla Carmelo Rosa (CAP)

A Vós a Razão

"Como é o INESC TEC para alguém que vem de fora? Nascido e criado na Venezuela, mas sempre “numa casa portuguesa com certeza” onde não faltava ora o bolo do caco, ora a aletria, Portugal foi a primeira opção quando decidi emigrar." Kelwin Fernandes (CTM)

Asneira Livre

"Quando recebi o convite para assinar a rubrica da “Asneira Livre”, a primeira reação foi: isto vai dar Syriza, como quem diz, vai dar Asneira.", Hugo Choupina (C-BER)

Galeria do Insólito

Segundo apurou o BIP, uma funcionária do INESC TEC foi surpreendida com uma declaração de amor durante o trabalho...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC desenvolve sistema de previsão da produção solar para redes de distribuição

O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC iniciou recentemente uma demonstração para a EDP Distribuição de um inovador sistema de previsão da produção solar, no âmbito do Projeto Europeu SuSTAINABLE - Smart Distribution System OperaTion for MAximizing the INtegration of RenewABLE Generation (financiado pelo 7º Programa-Quadro).

O sistema de previsão destaca-se pois gera previsões determinísticas e da incerteza para as próximas 60 horas e com uma resolução temporal que varia entre 15 e 60 minutos, e combina medidas em tempo-real distribuídas espacialmente, recolhidas por dispositivos inteligentes (e.g., contadores) e sensores, com o objetivo de modelizar o efeito das nuvens na produção solar. Estes métodos inovadores foram publicados recentemente em duas revistas internacionais de referências [1,2]. Este modelo é também capaz de lidar com um elevado fluxo contínuo de dados, contém um módulo de extrapolação da produção solar para produzir previsões ao nível do posto de transformação e, por fim, contém módulos para gestão de alertas em caso de falha de comunicação, controlo de qualidade e pré-processamento dos dados.

O sistema de previsão encontra-se operacional e a gerar previsões, a cada hora, para 29 postos de transformação e 30 microprodutores em Évora, Portugal.

Os colaboradores do CPES envolvidos na fase de demonstração são Ricardo Bessa, Jorge Filipe e Wagner Franchin.


 

Publicações

[1] R.J. Bessa, A. Trindade, V. Miranda, “Spatial–temporal solar power forecasting for Smart Grids,” IEEE Transactions on Industrial Informatics, vol. 11, no. 1, pp. 232-241, Feb. 2015. [open access]

[2] R.J. Bessa, A. Trindade, C.S. Silva and V. Miranda, “Probabilistic solar power forecasting in smart grids using distributed information,” International Journal of Electrical Power & Energy Systems, vol. 72, pp. 16-23, Nov. 2015.

 

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UP-FEUP e INESC TEC.