INESC TEC desenvolve sistema de previsão da produção solar para redes de distribuição
O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC iniciou recentemente uma demonstração para a EDP Distribuição de um inovador sistema de previsão da produção solar, no âmbito do Projeto Europeu SuSTAINABLE - Smart Distribution System OperaTion for MAximizing the INtegration of RenewABLE Generation (financiado pelo 7º Programa-Quadro).
O sistema de previsão destaca-se pois gera previsões determinísticas e da incerteza para as próximas 60 horas e com uma resolução temporal que varia entre 15 e 60 minutos, e combina medidas em tempo-real distribuídas espacialmente, recolhidas por dispositivos inteligentes (e.g., contadores) e sensores, com o objetivo de modelizar o efeito das nuvens na produção solar. Estes métodos inovadores foram publicados recentemente em duas revistas internacionais de referências [1,2]. Este modelo é também capaz de lidar com um elevado fluxo contínuo de dados, contém um módulo de extrapolação da produção solar para produzir previsões ao nível do posto de transformação e, por fim, contém módulos para gestão de alertas em caso de falha de comunicação, controlo de qualidade e pré-processamento dos dados.
O sistema de previsão encontra-se operacional e a gerar previsões, a cada hora, para 29 postos de transformação e 30 microprodutores em Évora, Portugal.
Os colaboradores do CPES envolvidos na fase de demonstração são Ricardo Bessa, Jorge Filipe e Wagner Franchin.
Publicações
[1] R.J. Bessa, A. Trindade, V. Miranda, “Spatial–temporal solar power forecasting for Smart Grids,” IEEE Transactions on Industrial Informatics, vol. 11, no. 1, pp. 232-241, Feb. 2015. [open access]
[2] R.J. Bessa, A. Trindade, C.S. Silva and V. Miranda, “Probabilistic solar power forecasting in smart grids using distributed information,” International Journal of Electrical Power & Energy Systems, vol. 72, pp. 16-23, Nov. 2015.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UP-FEUP e INESC TEC.