FCT classifica INESC TEC de "Excelente"
Após a segunda fase de avaliação das Unidades de I&D levada a cabo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o INESC TEC obteve a graduação de "Excelente", com uma pontuação de 24 (em 25 pontos), e com uma proposta de financiamento de quase 2,6 milhões de Euros por ano.
Estes resultados são, mais uma vez, sinal do reconhecimento do trabalho da instituição e permitem agora “planear as atividades dos próximos cinco anos com alguma segurança e tranquilidade”, afirma o Presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça.
A nota desta segunda fase decorreu da visita do painel de avaliadores ao INESC TEC, a 8 de outubro, pelo que o Presidente endereça “um agradecimento em geral pelo empenho de todos no desenho da estratégia, na construção da narrativa e nas apresentação e demonstrações que conduziram ao resultado conseguido, com uma referência especial ao Vladimiro Miranda [Diretor do INESC TEC] e ao José Carlos Príncipe [Presidente do Scientific Advisory Board do INESC TEC], pelo seu papel fundamental”, afirma José Manuel Mendonça.
Dos 322 centros de investigação avaliados, 11 foram classificados com Excecional e 52 com Excelente. A partir de 2015 (e até 2020) 257 instituições de investigação científica vão receber anualmente um total de 71 milhões de euros, dos quais 66% (47 milhões de euros) estão concentrados nas 63 unidades com melhor classificação. A avaliação promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) às instituições nacionais deixa sem financiamento 65 das 322 unidades avaliadas.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.