Offside
Lado B

Fique a conhecer o Lado B do coordenador do CAP, Paulo Marques.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ATEC – Academia de Formação, pela voz de João Alves.

Fora de Série

"Trabalhar num ambiente tão diversificado, com pessoas com diferente formação académica, exige uma outra postura e recetividade por parte de um jurista, mas é estimulante e tem contribuído bastante para o meu crescimento." Joana Gonçalves (AJ)

Asneira Livre

"(...)don't dismiss speaking opportunities, don't avoid people in scientific venues, don't be a statue in meetings (...) don't unplug yourself and eventually shut yourself down". Ali Shoker (HASLab)

Galeria do Insólito

No rescaldo das eleições presidenciais, importa perceber os apoios estratégicos que cada candidato foi recolhendo para compreender os resultados...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

Filipa Ramalho, vortal, Functional Analyst

  • Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2008-2014
  • Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CESE
  • Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Vários

Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

Depois de 5 anos a vestir a camisola do INESC TEC, foi altura de em 2014 sair para abraçar um novo desafio profissional na Vortal.
A VORTAL é uma empresa portuguesa de tecnologias de informação, líder em plataformas eletrónicas de contratação pública e empresarial, com mais de 13 anos de experiência. A sua missão é ajudar os clientes a comprar e vender melhor para atingirem níveis elevados de desempenho.
Através das suas plataformas, a VORTAL permite ligar um maior número de empresas que compram e vendem, formando uma comunidade que, de forma mais simples e célere, consegue fazer negócios entre si. As plataformas VORTAL são um sistema alternativo ao modelo clássico de contratação (via papel, telefone, fax), alicerçando as comunicações entre compradores e fornecedores em vias eletrónicas, simplificando e agilizando todo o processo de compra.
Na Vortal faço parte de uma das equipas que constitui a área de Product Engineering, a equipa de Funcional Analysis. As principais responsabilidades da minha equipa passam por receber e analisar os requisitos de negócio e por realizar a sua especificação funcional, assim como por mapear os requisitos de negócio com a arquitetura da plataforma. Também faz parte das responsabilidades desta equipa fazer o acompanhamento e o suporte, ao longo de todas as fases de desenvolvimento e implementação dos requisitos, em estreita colaboração com as equipas de Development e Quality Assurance.

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

Tanto a nível profissional como pessoal, a experiência adquirida ao longo dos 5 anos que passei no INESC TEC contribuiu muito para o que sou hoje.
Para o desafio que encontrei na Vortal é importante mencionar a minha participação na conceção e aplicação das metodologias e ferramentas de trabalho que a equipa da Área de Consultoria do CESE foi desenvolvendo ao longo dos anos. Esta experiência proporcionou-me bases sólidas que me permitiram implementar os métodos e ferramentas adaptados às exigências do meu trabalho diário na Vortal, onde o rigor na comunicação e na documentação de cada nova funcionalidade e do respetivo processo de gestão no acompanhamento dos desenvolvimentos é fundamental.

Especificamente no que diz respeito à minha função atual, destaco também as competências que adquiri, principalmente na participação nos diversos projetos de reengenharia de processos de negócio e de especificação de requisitos. Estas competências foram bastante úteis para uma mais rápida adaptação à minha nova função, aquando da minha entrada na Vortal.

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?

Desde a minha saída, tenho vindo a acompanhar a evolução do INESC TEC através das notícias, nomeadamente do BIP, mas também dos contactos que mantenho com colegas que ainda estão no INESC TEC a trabalhar.
Como as comemorações dos 30 anos é o que está mais fresco na minha memória, vou destacar um dos aspetos que, na minha opinião, evoluiu de forma muito positiva. É com bastante satisfação que verifico um aumento da visibilidade do INESC TEC para público em geral, através dos meios de comunicação social e das redes sociais. Este facto demonstra uma evolução, no que diz respeito ao trabalho do INESC TEC na comunicação e imagem para melhor divulgar a sua identidade e o potencial do seu capital humano, assim como as suas competências, serviços e experiência. Aproveito, desde já, para dar os meus sinceros parabéns à equipa responsável e a todos os envolvidos. É com muito gosto que tenho seguido todos os documentários e restantes iniciativas promovidas pelas comemorações.